Burlando os bloqueios para BitTorrent

Os usuários mais experientes no mundo dos Torrents sabem muito bem que as empresas provedoras de acesso a internet (ISP – Internet Service Provider) estão cada vez mais bloqueando ou limitando a velocidade dos protocolos de compartilhamento de arquivos.

Os bloqueios podem ser feitos através de restrição de portas, endereços, indentificando pacotes que trafegam pelos servidores e os bloqueando. Hoje já existem equipamentos que facilitam a vida dos administradores de sistemas para esse tipo de bloqueio, como é o caso do NetEnforce.

Pois bem, nem tudo está perdido, existem algumas maneiras de se contornar esse problema, vou explicar três delas. Duas formas são simples, porém em alguns casos podem nem ser tão eficientes, a outra forma é um pouco mais Geek e mais difícil de ser evitada. Vou explicar usando como exemplo apenas o uTorrent e o Azureus, mas as mesmas configurações podem ser aplicadas a outros clientes:

1. Abrindo Portas

Os ISPs estão reduzido cada vez mais a largura de banda para usuários que fazem compartilhamento de arquivos, principalmente sobre as portas padrões. Os trackers também estão bloqueando os acessos por essas portas e as tentativas de acessos por essas portas podem ocasionar o seu banimento do tracker por 48h. As portas padrões citadas ficam no intervalo de 6881-6999.

O ideal é configurar suas portas no intervalo de 49152–6553, mas se quiser configurar no intervalo de 1024–49151, você precisa garantir que está configurando para alguma porta definida como “unassigned”, conforme a lista de portas do IANA (Internet Assigned Numbers Authority). Para configurar:

azureus_icon.png Azuereus

1. vá no menu Ferramentas > Configuração > Servidores, no campo Porta TCP de entrada defina a nova porta e clique em Salvar, se você utilizar o Azureus 3 (Vuze), vá menu Vizualizar > Advanced, antes de passos anteriores.

torrent_1a1.png

2. veja se a configuração funcionou e se sua porta não está sendo bloqueada, para isso vá em Ferramentas > NAT / Firewall Test, veja se a porta é a mesma que você definiu e clique em Testar. Se tudo correr bem, aparecerá a mensagem “Testando porta <número da porta> … OK! “. Se você instalar a última versão do Azureus já estará com essa configuração Ok.

 

torrent_1a2.png

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá no menu Opções > Preferências… > Conexão, no campo Porta usada para conexões de entrada e defina a nova porta e clique em OK. Um recurso interessante do uTorrent é possibilidade de gerar um porta aleatória, para isso basta clicar no botão Porta Aleatória antes de clicar em OK.

 

torrent_1b1.png

2. você pode definir para que toda vez que o uTorrent iniciar uma porta seja definida aleatoriamente, para isso vá em Opções > Preferências > Conexão, agora marque as opções Alternar porta cada vez que o uTorrent iniciar e Adicionar uTorrent às exceções do Firewall do Windows (WinXP ou posterior) em seguida clique em OK.

 

torrent_1b2.png

2. Criptografar para compartilhar

Uma técnica utilizada pelos ISPs conhecida como traffic shaping, consiste em identificar o cabeçalho dos pacotes ou todo o seu conteúdo para identificar compartilhamento de arquivos, diminuindo a banda do usuário ou descartando esses pacotes. Se quiser saber quais ISPs realizam traffic shaping no mundo, veja a lista disponibilizada pelo Azureus.

A criptografia de seus torrents é uma forma de prevenir traffic shaping, para isso vamos as configurações:

azureus_icon.png Azureus

1. Essas configurações exigem que você esteja usando o modo de proficiência como intermediário, mas logo abaixo no post será necessário o modo avançado, já vamos deixá-lo ativo, para isso vá em Ferramentas > Configuração > Mode, selecione a opção Advanced e clique em Salvar, em seguinda feche a aba Configuração.

 

torrent_2a1.png

2. vá em Ferramentas > Configuração > Transport Encryption, marque a opção Require encrypted transport e selecione na combobox Minimum encryption level umas das opções:

  • Plain: esse modo apenas criptografa os cabeçalhos dos pacotes, mas todo o restante continua descriptografado, e apesar de ser mais fácil de serem identificados, pode ser o suficiente para enganar alguns traffic shapers.
  • RC4: esse modo realiza uma forte criptografia do cabeçalho e todo conteúdo dos pacotes e só podem ser identificados por sofisticados e caros mecanismos; a desvantagem desse modo é que ele faz muito mais uso de sua CPU.

3. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar as opções abaixo marcadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixá-las desmarcadas:

  • Allow non-encrypted outgoing connections if encrypted connection attempt fails
  • Allow non-encrypted incoming connections

 

torrent_2a2.png

Para saber quais combinações utilizar com os diveros níveis de traffic shaping e quais suas vantagens e desvantagens, leia o texto Escalation of the crypto settings.

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá em Opções > Preferências… > BitTorrent, na seção Encriptação de Protocolo você pode selecionar 2 modos de criptografia na combobox Saída, são eles:

  • Ativado: similar ao Plain do Azureus
  • Forçado: similar o RC4 do Azureus

2. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar marcada a opção Permitir conexões não criptografadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixa-lá desmarcadas.

 

torrent_2b1.png

3. Trafegando por túneis

Como todo dia surgem novas forma de se burlar alguns mecanismos de seguranças , também existem avanços no sentido contrário e isso não poderia ser diferente para o mundo dos torrents. A empresa alemã Ipoque anunciou em abril deste ano, que conseguiu quebrar o protocolo de criptografia de bittorrent e lançou um produto que promete realizar traffic shaping mesmo em conteúdos criptografados, além de criar uma whitelist que as ISPs podem utilizar apenas para permitir o compartilhamento de conteúdo legal.

Já existem algumas técnicas que podem ajudar a burlar essa forma de traffic shaping, umas delas é através do tunelamento de sua conexão bittorrent. Nesse caso vamos realizar o tunelamento por meio de SSH, criando um Proxy Tunnel, para isso é necessário que você tenha uma conta em um servidor SSH, caso não tenha, você pode conseguir uma pagando US$1,00 para o site Silence is Defeat. Para criar nossa conexão utilizaremos a ferramenta Putty, que funciona tanto em Windows, Linux e demais Unix like.

Update: Devido ao grande número de usuários no Silence is Defeat a qualidade de serviço está muito baixa, as velocidade alcançadas estão muito baixas. Tente encontrar um servidor SSH nacional para que você tenha um maior ganho de velocidade.

Vamos aos passos:

1. abra o Putty, na caixa Host name (or IP address) forneça o endereço de seu servidor SSH e escolha em Connection type a opção SSH, somente altere a porta caso o seu servidor funcione em outra porta, pois a porta 22 é a padrão de conexões SSH.

 

torrent_31.png

2. vá em Connection > SSH > Tunnel, na caixa Source port informe o número da porta que você desejar, vou usar a porta 3128, marque a opção Dynamic e clique em Add.

 

torrent_32.png

3. clique em Open, depois forneça seu login e senha. Se você estiver no Linux não precisa do Putty, basta abrir o console e executar o seguinte comando: ssh usuario@dominio -D numeroporta, ex: ssh [email protected] -D 3128

4. após a conexão ser estabelecida, minimize o console.

5. agora abra o Azureus ou o uTorrent e faça as seguintes configurações:

  • azureus_icon.png Azureus: vá em Ferramentas > Configuração > Servidores > Opções do Proxy, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em Salvar, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3a1.png

  • utorrent_icon.png uTorrent: vá em Opções > Preferências… > Conexão, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em OK, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3b1.png

6. pronto, agora é só realizar seus downloads que eles estarão protegidos por meio de Proxy Tunnel, sendo impossível aos ISPs realizar traffic shaping.

Caro leitor, o artigos é um pouco extenso mas tenta passar algumas formas de burlar os bloqueios que crescem a cada dia, se você tiver mais alguma sugestão e quiser compartilhar com a gente, fique a vontade.

Espero que seja útil. 😉



Últimos tweets

    Artigos similares

    164 Comentários para “Burlando os bloqueios para BitTorrent”

    • Olá Guto, eu utilizava um servidor dedicado o qual contratei de uma empresa de hospedagem nos EUA, ai eu configurei ele para ser um servidor SSH, além de utilizar para hospedagem eu tbem utilizava para Torrents (quando necessário).

      Você pode conseguir um servidor dedicado ou virtual dedicado (mais barato e mais lento) em qualquer empresa de hospedagem, nas época eu utiliza o Godaddy.com

      O problema é que acaba ficando meio caro se você contratar apenas para a finalizadade de torrent, o mais barato no Godaddy.com fica em torno de 29,90 dolar/mês.

      Ok?

      Abraços

    • Muito obrigado por sua pronta resposta, Anderson!

      Enquanto aguardava, encontrei este link:
      http://www.prunk.be/mediawiki/index.php/Freeshells

      O que você acha? Ele oferece a conta, por uma doação “módica” de 5 Euros por mês… é interessante? Vai suprir as necessidades para uso do torrent?

      Agradecendo novamente, abraços!

    • Outra coisa, amigo: acabei utilizando o próprio Silenceisdefeat para teste. Fiz o pagamento de 1 dólar, recebi as configurações e voilá: a velocidade do torrent aumentou MUITO.

      Mas, para tal, vi que eles modificaram as configurações para usar seu servidor, como descrito na página abaixo:

      http://silenceisdefeat.org/wiki/index.php/SSH_Tunneling

      Fica a dica para seus leitores! Abraços!

    • Olá Guto, creio que esse freeshell não ajude muito, em geral todos os serviços de freeshell que testei, possuem velocidade bem limitada e muitas portas, como torrent e p2p são bloqueadas. Sem contar os limites de transferência mensal, que com torrent você pode acabar em um dia.

      Legal Guto que o Silence is Defeat tenha funcionada bem para você, mas alguns usuários reportaram que a velocidade estava bem baixa. Qual velocidade você está conseguindo?

      Realmente a configuração do Proxy pode mudar de servidor para servidor, no artigos está apenas a idéia genérica, mas agradeço muito sua contribuição.

      Abraços

    • Olá Júlio, obrigado, vou verificar e te dou um retorno.

      Abraços

    • O Putty + Silenceisdefeat não funcionou aqui pra mim. Continuei com baixa velocidade.

      Bom. Tenho que ser honesto tb, subiu de 16-17 pra 30-35, mas tenho uma conexão de 4MB, e esta velocidade e nada pra mim é a mesma coisa.

      Pra mim ainda compensa pagar um server VPN, até uns 20-25 ao mês. Baixo muita coisa e ainda é mais barato que a TV a cabo, e ainda baixo séries em conteúdo HDTV.

      Uma mensalidade de TV a cabo não sai por menos de 70 pilas.

      Ainda tenho esperanças é que o sign-up do SECURE-IX volte a funcionar.

    • Bom.

      Acabei de assinar com o Relakks.

      De cara já dá pra perceber uma queda geral de velocidade.

      Deve ser normal isso.

      No uTorrent dá pra ver tb que diminuiu a velocidade geral, porém percebe-se que está se conectando a um número maior de seeders.

      Sem estar no VPN, o down chega rápido nos 15.

      Dentro da VPN, demora a chegar, mas tenho a impressão que vai subindo.

      Vou ver se baixo algo do AXXO aqui, pra testar melhor.

    • É.

      Pelo jeito a NETVÍRTUA deu um jeito de bloquear as conexões VPN tb.

      Faltam ainda alguns testes.

      Mas a priori, não está funcionando.

      5 Euros jogados fora até agora.

    • Olá Maker, poxa tá complicado achar um que vale a pena hein!

      Cara, mas o Virtua nem está bloqueando VPN ou SSH, talvez seja realmente a qualidade do serviço e distancia que esteja influenciando para baixo.

      Estou testando algumas coisas tbem para tentar ajudar os que estão com esse problema, se eu tiver algum sucesso eu aviso.

      Abraços

    • Vai ser foda é pagar a fatura do cartão este mês… cheio de cobrança internacional e não sei oq…

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Estou quase desistindo big kahuna… é mto tempo perdido. E tempo já viu né? É $$$$….

    • heheheheheh imagino mesmo. Gostaria de testar essas aplicações, mas FELIZMENTE meu provedor não realiza Traffic Shaping. 😀

      Bom Maker, já sei que gastou muito até agora, mas se ainda tiver interessado em tentar mais um, encontrei um serviço de VPN que está sendo bem elogiado pelo gringos, ele fica na Inglaterra e talvez pela distância não conseguiremos com a mesma taxa de download de quem está lá, mas não custa tentar, quer dizer, até custa 😀
      Tem um custo aproximado de 20 dólars, mas possui taxa de download/upload de 10 Mbps, mais 50 GB de armazenamento.

      Tem tiver grana e coragem de tentar, me diga se deu resultado! 😉

      Abração

    • hahahahah ops… esqueci do link! Ai vai: http://www.vpntunnel.co.uk/

      😉

    • Olá Julio, avaliei o Netmax e ele não server para resolver esse problema de traffic shaping, na realidade ele usa um esquema próprio para que seus usuário possam compartilhar arquivo sem sofrer os efeitos de traffic shaping. Mas fica limitado ao compartilhamento de arquivos dentro dele e não por torrent. Ok?

      Abraços

    • Amigo Anderson, descobri que links de download direto não são pegos pelo traffic shaping, sendo assim o lance é abolir o uso dos p2p e aderir a serviços como o do rapidshare por exemplo.

      Um cara baixou o call of duty na minha frente a 900kbps… coisa de encher os olhos d’água cara.

      Em função justamente do TS, vários fóruns já oferecem os links para rapidshare, ou semelhantes, com o mesmo conteúdo que existe nas redes p2p.

      Acho que vai ser minha opção.

      Oq vc, big kahuna, acha disso?

    • Maker, isso é verdade o traffic shaping não se aplica ao protocolo http, ftp, etc, vc consegue fazer download com velocidade máxima. Com certeza no seu caso o Rapidshare é um saida super interessante. O ponto negativo do Rapishare e similares é variedade de conteúdo encontrado, é muito menor que o que vc encontra em Torrent.

      A gente fica muito concentrado em resolver o problema de traffic shaping, mas as vezes a saída é usar sistemas alternativos. Já que vc está disposto a tentar algo novo, tente usar o serviço http://www.usenext.de, você pode usar por 14 dias de graça. No mininova você encontra sempre uma recomendação como forma alternativa de download.

      Pode ser que por ele usar um protocolo próprio, vc escape do TS. 😉

      Qualquer novidade me avise.

      Abração

    • Vou esperar arrumarem minha conexão aqui e vou testar já que é de graça.

      Mas pelo que vi, eu só baixo o conteúdo que eles tiverem.

      Vamos ver… vamos ver…

    • É Maker, quase no mesmo esquema que RapidShare, mas tenho leve impressão que o conteúdo deles é maior.

      Só testando mesmo. :S

      Abraços

    • Pessoal, eu estou usando o http://www.vpntunnel.co.uk/. Infelizmente, a velocidade máxima de dl que eu consegui com eles foi de 250kbps. Longe dos 900kbps que eu conseguia anteriormente… mas é algo.

      Fica aí a dica pra quem achar que vale a pena… abraço!

    • Olá Guto, obrigado nos informar sobre a sua experiência de uso. Realmente para a velocidade que você tinha ainda é pouco, mas creio deve ter melhorado bastante em relação ao que estava após o traffic shaping.

      Acho que para algumas pessoas vai representar um melhora significativa, já vi diversas pessoas dizendo que a sua conexão não passa de 15 Kbps e alguns é quase zero.

      Grande abraço e novamente obrigado! 😉

    • Anderson, poderia me dizer algo sobre o http://sdf.lonestar.org ?? eu criei uma conta nele, mas o download nao muda nada hehe. Faça um teste aí e me avisa o que que deu, beleza?
    • Olá Juliano, o http://sdf.lonestar.org possui uma taxa de download/upload bem baixa, não server para esse propósito. O serviço que o pessoal tem conseguido melhor resultado é com o http://www.vpntunnel.co.uk, só que ele é pago. Ok?

      Abraços

    • Eu estava usando o lonestar como SSH e não como VPN. Não sei a banda que eles dispoem para SSH. Não encontrei esta informação no site deles.

      Sabe me dizer algum SSH ou VPN gratuito ou que não passe de R$ 10,00 por mês que funcione legal?

      Sinceramente, pagar um absurdo pela ADSL e ainda ter que pagar mais de US$ 10,00 para usar um VPN é o fim da picada.

    • Eaí cara, eu de novo encomodando, estava dando uma olhada no http://www.polarhome.com/ . Tem sede na Suécia e para utilizar a shell vc deve enviar um formulário preenchido juntamente com US$ 10 (por 1 ano?!). Só não consegui visualizar se eles aceitam tunnel e nem a banda que eles dispoem.

      Aqui tem uma lista com alguns servidores: http://www.red-pill.eu/freeunix.shtml

      Abraço.

    • Com o http://www.vpngates.com estou conseguindo baixar a 52 kB/s
    • Uouuuu, deixei um tempo e está a 90 kB/s!!
    • Juliano, eu realmente desconheço algum gratuito que você consiga um velocidade considerável, infelizmente quem usa o Virtua está sujeito a ter que gastar mais para usar Torrent, o que concordo com vc que é um verdadeiro absurdo!

      Vou verificar esse links que vc me enviou e ver o que consigo descobrir mais detalhes.

      Abraços

    • Opa, valeu Ricardo por compartilhar essa informação, creio que pode ser uma interessante alternativa.

      Valeu mesmo!

      Abraços

    • Anderson.

      Cara… vou te falar, e pro resto da galera.

      O esquema é mesmo o RapidShare.

      É M U I T O rápido.

      Baixei o pró-street em 2horas.

      E o traffic shaping não pega.

    • TS tb pega RapidShare. Pelo menos na GVT pega, assim como Mega Upload. O TS da GVT é um dos mais avançados e cruéis. Antes mesmo do Virtua limitar downloads com criptografia ativada a GVT ja o fazia desde o inicio de 2007. Eles estão sempre 1 passo a frente. Agora virá uma enxurrada de oferta de banda larga da GVT a preços baixos. Cuidem muito bem a questão da fidelidade e a duração do preço promocional.

      Recado dado.

    • Juliano, mas em teoria não tem como o TS pegar o rapidshare ué. É uma conexão direta via http mesmo.

      Esta sua informação é por experiência própria?

    • Olá Juliano, parece bem interessante esse último que você indicou, só é meio caro, mas valeu por mais essa dica. 😉

      Abraços

    • Olá Maker, é possivel sim, basta o ISP mapear os endereços dos servidores do RapidShare e fazer um bloqueio em seus servidores. Perfeitamente possível de realizar, mais isso varia de ISP para ISP. Provavelmente o Virtua ainda não chegou a esse ponto.

      Abraços

    • Sim, na GVT cortaram TUDO, absolutamente TUDO que possa fazer com que seus links fiquem “sobrecarregados”.
    • Cara, cheguei a uma conclusão hoje. Não existe SSH no Brasil. Estive me comunicando com o o John do site http://www.privacy.li/privacy-tunnel.htm e ele disse que o mais barato que ele consegue é um Tunnel de NY por 4 meses pagando US$ 45,00. Isso da em torno de R$ 20,00 por mês. Será que vale a pena? Eu perguntei a bandwith mas ele ainda não respondeu. Vou avaliar, dependendo eu contrato. O problema é pagar via e-gold. heheh
    • Ok, me responderam, não tem limite de banda. É só pagar US$ 45,00 via pay-pal e tem tunnel por 4 meses. Será que vale? O cara falou que o servidor é novo. Deve ser beeem rápido. Eles tem servidores em vários países do mundo, até na China.
    • Cara, o brasil é um droga para serviços de hospedagem em geral.

      Realmente parece interessante, mas qual a velocidade do link deles?

      Abraços

    • Só faltou perguntar isso hehe. Vou ver com o gringo e posto aqui.

      Achei os seguintes:
      http://www.guardster.com
      http://www.findnot.com
      http://www.privacyoffshore.net
      Todos são pagos. Em média todos cobram o mesmo valor anual: US$ 100,00.

    • Ainda fico com o RapidShare. Estou baixando a 1MB/s… nem tem mais graça.

      NeedForSpeed PróStreet eu baixei em 2:15h

    • O link do http://www.privacy.li/privacy-tunnel.htm é de 1.5Mb/s. Achei meio baixo… Vou checar dos outros links q postei aí.
    • Realmente é bem baixo.

      Abraços

    • Muito legal a discução de todos aqui, realmente a solucao do rapidshare aparentemente é a melhor, mas o problema em si é, voce eh limitado a um download a cada 2hras ou algo assim, ou voce tem que virar assinante, ai vai mais $$

      alguem aqui sabe algum esquema para ter acesso de graca no rapidshare ou algo do genero?

      Obrigado

    • maker, voce possui conta la? como voce baixa arqvuivos splitados sem maiores problemas?
    • Rapidshare tb eh bloqueado pelo traffic shapping…

      É do conhecimento de todos que não são 100% dos usuários afetados pelo bloqueio, o bloqueio/limitação ocorre apenas aonde eles tem um problema maior de trafego. Por isso alguns conseguem utilizar rapidshare, outros não, alguns conseguem no megaupload, outros não, o mesmo para torrent, emule, etc…
      Não se iludam.

    • vide: http://www.ipoque.com/userfiles/file/supported_protocols_rev2007-10-29.pdf

      listinha (bem pequena) de protocolos que o TS pode bloquear.

    • Se alguém se dispõem a pagar R$ 78,00 por 4 meses de SSH, o link está aí: http://www.privacy.li/privacy-tunnel.htm´

      Contra: limite de velocidade de 1.5Gb/s.
      Pró: sem limite de consumo mensal.

      A dica está dada, são R$ 19,50 por mês para ter sua conexão desbloqueada. Acha absurdo pagar para ter sua conexão desbloqueada? “so do I!”

    • tenho que pagar para desbloquear;;;mas como eu pago:;;
    • fudeu nem tenho cartao pra pagar vo larga de mao,

    Deixe uma resposta