Como automatizar o preenchimento de formulários no Firefox

Uma tarefa muito chata e que muitas vezes acaba sendo repetitiva é o preenchimento de formulários web, como por exemplo, quando você vai fazer um comentário em um blog ou vai se cadastrar em novo serviço web 2.0, entre os vários que surgem todo dia. Em geral, você sempre precisa fornecer algumas informações, tais como nome, e-mail, login, site, etc. Então porque não automatizar esse trabalho?

Podemos automatizar essa tarefa por meio do AutoFill Forms, uma extensão para o Firefox, na qual podemos definir regras para o preenchimento de nossos formulários. Além de especificar com quais informações os campos devem ser preenchidos, ainda podemos criar regras para sites específicos e todas suas informações ficam armazenadas de forma segura (criptografas).

Vamos aos passos:

1. Instale o Autofill Forms e reinicie o Firefox.

2. Como exemplo, vamos criar regras para automatizar o preenchimento dos campos de comentário de um blog, para isso vamos acessar um post qualquer e nos posicionar próximos aos campos.

3. Agora vamos abrir a janela de configuração do AutoFill Forms para definir as regras de preenchimento, para isso pressione a combinação de teclas: Ctrl+Alt+Shift+J ou vá ao menu Ferramentas > Complementos, em seguida selecione a linha do Autofill Forms e clique em Opções.

image

image

Antes de iniciar a configurações, uma breve explicação de cada seção da janela de configuração. Na inicio (1) temos 2 botões um para as configurações principais (Main) e outro para as configurações avançadas (Advanced), logo abaixo (2) temos um gerenciador de perfis, onde podemos criar perfis para receber regras diferentes, em seguidas (3) vemos todas as regras criadas no editor de regras (4).

autofill_settings

4. Agora vamos às configurações. Primeiro vamos criar um perfil, para isso clique na caixa Profile e forneço um nome e depois clique em Apply:

autofill_settings_profile

5. Na seção Form field rule, vamos criar as regras. Você precisa saber os nomes dos campos, verificando o atributo name de cada campo, para isso basta clicar no botão Display Form Details e você verá caixas amarelas com os detalhes dos campos.

No campo Name informe um nome para a regra, como desejar, no campo Value informe o valor que será utilizado para preencher o campo, em Field rule informe o valor do atributo name do campo, em Site rule você pode especificar um site que essa regra se aplica, nesse caso vamos deixar em branco, pois queremos que funcione para qualquer blog. Pronto, agora é só clicar em Add.

autofill_settings_rule_displayform

autofill_settings_rule

Depois de adicionado, você ainda pode alterar duas opções:

  • Overwrite: determina se o campo já estiver preenchido ele será sobrescrito.
  • Enabled: permite que você desative uma regra sem ter que removê-las.

Criamos uma regra para preencher o campo Name (author) com o seu Nome. Seguindo a mesma lógica você pode criar regras para os campos Email e Web Site.

autofill_settings_rule_complete

Tanto no campo Field rule e Site rule você encontra o botão Rule Editor…, com ele você pode criar regras mais avançadas, como por exemplo, para que seja considerado mais de um nome por campo. Você também pode utilizar expressões regulares para criar as regras ainda mais sofisticadas.

6. Após criar as regras clique em Ok e quando for deixar um comentário em um blog basta pressionar as combinações de teclas: Alt + J

7. Pronto, agora você pode ser mais preguiçoso e deixar o trabalho sujo para o Autofill Forms. 😉

Nas configurações avançadas você pode determinar se suas informações serão criptografadas, alterar as teclas de atalho, importa ou exportar perfis e utilizar o recurso de tags dinâmicas, como por exemplo inserir a data atual em um campo.

image

O objetivo deste post não é ser uma documentação completa sobre a extensão AutoFill Forms, mas sim fazer um overview sobre seus recursos e dar uma noção de sua capacidade e utilidade.



Últimos tweets

    Artigos similares

    16 Comentários para “Como automatizar o preenchimento de formulários no Firefox”

    Deixe uma resposta