Heroku: Plataforma online de desenvolvimento em Ruby on Rails

O framework Ruby on Rails (RoR) tem ganhado cada vez mais adeptos entres os desenvolvedores Web 2.0, graças a sua alta produtividade e forte integração com AJAX (essencial para a Web 2.0).

A previsão de crescimento da linguagem Ruby no Brasil para 2008 é dobro em relação a 2007, aproximadamente 33% dos desenvolvedores, segundo levantamento da Evans Data, feito com 400 desenvolvedores no Brasil, China, Índia e Europa Oriental. Esse crescimento se deve em grande parte pela popularização do RoR.

Se alguém ainda não acredita no crescimento de RoR, pode verificar a grande lista de aplicações já desenvolvidas pelo mundo.

Com a popularização do framework, várias iniciativas começaram a surgir e uma muito interessante e promissora é o Heroku.

Heroku é uma plataforma online (beta) para desenvolvimento e hospedagem de aplicações em Ruby on Rails. Você só precisa de um Navegador para ter todo o ambiente de desenvolvimento em suas mãos.

image

A plataforma possui os seguintes recursos:

  • Criação e edição online
  • Importação de aplicações desenvolvidas fora do Heroku
  • Compartilhamento de aplicações
  • Desenvolvimento colaborativo
  • Geração de código (generators e migrate)
  • Rails console
  • Sem necessidade de configuração e deployment

Para conhecer melhor cada recurso, veja os vídeos de demonstração.

Ficou interessado? Infelizmente vai ter que solicitar um convite e aguardar, pois estão limitando os acessos enquanto estiver em beta. A previsão para receber o convite é de 6 dias.

Logicamente você não terá todos os recursos de um ambiente de desenvolvimento off-line, mas com certeza é um grande iniciativa e será de grande utilidade para a divulgação de Ruby e RoR e para aqueles que desejam aprender, podendo estudar de qualquer lugar. 😉



Últimos tweets

    Artigos similares

    14 Comentários para “Heroku: Plataforma online de desenvolvimento em Ruby on Rails”

    Deixe uma resposta