Lançado o Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10

ubuntulogo Hoje foi lançada a tão esperada versão final do Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10. A nova versão traz diversas melhorias, tais como usabilidade, facilidade de configuração e segurança.

O Ubuntu é uma das distribuições Linux mais usadas nos desktops, por trazer facilidades significativas para os novatos e experientes no mundo Linux.

Veja algumas das melhorias:

Desktop com efeitos 3D

Agora o Ubuntu vem com o Compiz Fusion ativo. Primeiro ele verificar se o hardware é capaz de executar o compiz, caso não, o desktop é aberto no modo normal.

Busca Desktop

O applet Deskbar agora está incluído na configuração padrão, isto permite um rápido acesso as suas ações mais comuns, tais como abrir os seus favoritos, realizar busca, enviar mensagens, etc.

710_deskbar-search

Com o indexador do Tracker adicionado ao desktop, ficou muito mais fácil e rápido buscar por documentos, fotos, músicas, vídeos, logs de chats e todos os outros arquivos. Você pode usar o Tracker na caixa de busca, no seletor de arquivos, nautilus ou no applet Deskbar.

Troca rápida de usuários

Agora é possível alternar entre diversas sessões de usuários, sem o inconveniente de ter que entrar com o seu login e senha diversas vezes, poupando tempo em computadores com múltiplos usuários.

710_fast-user-switch-applet

Integração com o Firefox

Veja mais detalhes.

Configuração dinâmica de vídeo

Vários drivers, incluindo ATI, nVidia e chips Intel graphics, agora suportam Resize e Rotate Extension (xrandr). Isso ativa a detecção dinâmica de monitorares e redimensiona e rotaciona a saída vídeo para projetores e monitores externos.

Ferramenta para configuração do X

Uma nova ferramenta gráfica foi adicionada, permitindo a fácil configuração de seu vídeo e monitor. Você pode configurar qual driver deseja utilizar, alterar a resolução e configurar para utilização de 2 monitores.

710_displayconfig1

Instalação automática de impressora

Impressoras agora são automaticamente configuradas, basta apenas você conectá-la ao computador e ligá-la. Nunca foi tão fácil!

printer-auto-detection

Manuseio de drivers restritos

O gerenciador de drivers restritos agora pode manipular driver que são livres, mas que requer um firmware não-livre ou um outro pacote para o seu funcionamento. Somente 3 cliques são necessários para buscar e instalar um firmware para cartões wireless com chipsets Broadcom e para um número de Winmodems normalmente encontrados em laptops. Para as buscas dos firmwares é necessária conexão com a Internet.

Quando o gerenciador detecta um hardware para o qual um driver restrito está disponível, é exibida uma notificação:

710_r-m-newdrivers

Escrita NTFS

Em versões anteriores do Ubuntu só era possível acesso de leitura em partições Windows (NTFS), agora o Gutsy Gibbson suporta leitura e escrita, facilitando significativamente o compartilhamento de arquivos com Windows. Mais informações, veja o projeto NTFS-3g

Consumo de energia

O Ubuntu inclui a última versão do Kernel, que possui um recurso chamado Dynticks, que permite ao processador usar menos energia e produzir menos calor. Para laptops isso significa mais tempo de duração das baterias e para os desktops e centros de computadores, um ambiente mais frio e silencioso.

Hard Disk encriptado

Agora você tem a opção de encriptar todo seus HD ou parte dele, isso prove robusteza e proteção de dados para laptops e outros dispositivos móveis que podem ser perdidos ou roubados.

Framework de segurança (AppArmor)

Esta tecnologia adiciona uma camada de proteção ao Kernel, contra vunerabildiades de aplicativos, ainda não descoberta. Para saber mais sobre esse recursos leia AppArmor user guide.

Gostou? Então faça o download e aproveite o melhor de sua máquina.

Fonte: Ubuntu 



Últimos tweets

    Artigos similares

    10 Comentários para “Lançado o Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10”

    • Espero que o problema das resoluções seja resolvida, porque é um saco ficar na tela de 1024×768, sendo que o monitor suporta uma resolução maior. 😀
    • Gostaria de saber se os drivers de webcam’s estão incorporados no Ubuntu Gutsy. Tenho um notebook Acer Aspire 3100 com uma webcam da Ali Corp.
      Att.
    • Olá Tiago, creio que sei problema seja de driver da sua placa de video, pois tenho o Ubuntu rodando aqui num monitor de 17 polegadas com a resolução 1280×1024.

      Realmente existia um problema com monitores widescreen, mas creio que agora esteja resolvido.

      Abraços

    • Realmente o problema da resolução resolveu em parte, agora minha dor de cabeça são as fontes do Firefox. 😀
    • Estou curioso para testar essa nova versão do Ubuntu. Mas vou esperar chegar o meu CD aqui em casa 🙂

      Tiago, tente usar a dica que postei há algum tempo atrás no Saiba Tudo. Veja o link, se o Led me permitir.

      http://saibatudo.net/2007/06/11/resolva-o-seu-problema-com-fontes-no-ubuntu-linux/

      Abraços.

    • Olá Pedro, é claro que sim, fique a vontade! 😉

      Acho que nem vai ser preciso, o Ubuntu 7.10 está fantástico, ele reconheceu a minha placa gráfica e instalou tudo. As fontes estão funcionam perfeitamente, só que tive alguns problemas na instalação. Baixei o desktop 64bits e na instalação travava a minha máquina, baixei os desktop 32bits, mesmo problema, baixei o alternate 64bits, travou denovo, baixei o alternate 32 bits, aleluia deu certo! 😀

      Não sei porque ocorre esse problema somente ocorre com o Ubuntu, já em versões anteriores não conseguia instalar a versão 64 bits, engraçado que outras distros como Debian, Fedora, etc, nunca deram esse tipo de problema. Bom, mas creio que isso seja algum conflito com o meu Hardware que é meio fresco hehehe

      O importante que o resultado final compensa qualquer problema!

      Abraços

    • Olá Alex, desculpe-me pela demora nas resposta, mas seu comentário ficou preso no sistema anti-spam do blog, não sei o porquê. 🙁

      Não tenho como te dar a certeza sobre esse driver, mas é bem provável que sim. Ao instalar o Ubuntu, ele detecta todos os hardware e se ele não tiver o driver no CD/DVD, ele faz o download para você.

      Abraços

    Deixe uma resposta