Ajude melhorar o Firefox e o Thunderbird

qmo_logo_0.jpgHá um fácil caminho para começar a se envolver e fazer a diferença no desenvolvimento de Firefox e de Thunderbird, participando com um testador, ajudando no processo de Garantia da Qualidade da fundação Mozilla (QA).

Para isso a Mozilla criou um ferramenta web chamada Litmus, que hospeda todos os testes que podem ser executados no Firefox e no Thunderbird. Qualquer um pode participar e executar quantos testes interessar ou que o seu tempo permitir.

Os testes são para releases futuras, então você precisa baixar uma build nightly antes de realizar os testes, atualmente o foco é o Firefox 3.0

Com uma build nightly instalada, visite o site Mozilla Litmus e crie uma conta. Para isso clique em Log in na barra da esquerda e forneça seu nome, endereço de e-mail, ircname e password.

Litmus Step 1

Com sua conta criada, volte à página inicial e escolha que produto deseja testar.

Litmus Step 2

Em seguida selecione a plataforma e o sistema operacional que você está utilizando, por exemplo, Windows/Windows XP. Você também pode selecionar a linguagem, já que não está limitado ao Inglês.

Litmus Step 3

Agora, selecione que componente você deseja testar. Como você pode perceber, os testes são muito simples, então não se sinta desencorajado se pensa que está entrando em uma área que não está muito familiarizado. A principio você é capaz de realizar os testes em qualquer área.

Litmus Step 4

Finalmente, você pode começar os testes. Você verá alguns passos a serem seguidos e um menu para entrar com o resultado: Passou, Falhou ou Teste inválido ou não está claro, caso você não entenda o teste.

Litmus Step 5

Você poder enviar o resultado para um único teste ou para um conjunto de testes (2 – 10 pequenos testes) ao mesmo tempo.

Cada teste leva aproximadamente 2 minutos, então você realmente pode ajudar dedicando alguns minutos por semana. O Mozilla QA também agenda um dia especial chamado testdays, que são focados em testes em componentes específicos.

Os próximos testdays são:

  • 05 de outubro: Tabbed Browsing / Download Manager
  • 12 de outubro: Accessibility
  • 19 de outubro: Places
  • 26 de outubro: OS Integration Vista/Mac / Installer testing (Bug 370571)
  • 02 de novembro: Extension Manager / Password Manager

Para maiores detalhes de como é um testday, visite o blog do Mozilla QA.

Fonte: Mozilla Links



Últimos tweets

    Artigos similares

    4 Comentários para “Ajude melhorar o Firefox e o Thunderbird”

    Deixe uma resposta