Burlando os bloqueios para BitTorrent

Os usuários mais experientes no mundo dos Torrents sabem muito bem que as empresas provedoras de acesso a internet (ISP – Internet Service Provider) estão cada vez mais bloqueando ou limitando a velocidade dos protocolos de compartilhamento de arquivos.

Os bloqueios podem ser feitos através de restrição de portas, endereços, indentificando pacotes que trafegam pelos servidores e os bloqueando. Hoje já existem equipamentos que facilitam a vida dos administradores de sistemas para esse tipo de bloqueio, como é o caso do NetEnforce.

Pois bem, nem tudo está perdido, existem algumas maneiras de se contornar esse problema, vou explicar três delas. Duas formas são simples, porém em alguns casos podem nem ser tão eficientes, a outra forma é um pouco mais Geek e mais difícil de ser evitada. Vou explicar usando como exemplo apenas o uTorrent e o Azureus, mas as mesmas configurações podem ser aplicadas a outros clientes:

1. Abrindo Portas

Os ISPs estão reduzido cada vez mais a largura de banda para usuários que fazem compartilhamento de arquivos, principalmente sobre as portas padrões. Os trackers também estão bloqueando os acessos por essas portas e as tentativas de acessos por essas portas podem ocasionar o seu banimento do tracker por 48h. As portas padrões citadas ficam no intervalo de 6881-6999.

O ideal é configurar suas portas no intervalo de 49152–6553, mas se quiser configurar no intervalo de 1024–49151, você precisa garantir que está configurando para alguma porta definida como “unassigned”, conforme a lista de portas do IANA (Internet Assigned Numbers Authority). Para configurar:

azureus_icon.png Azuereus

1. vá no menu Ferramentas > Configuração > Servidores, no campo Porta TCP de entrada defina a nova porta e clique em Salvar, se você utilizar o Azureus 3 (Vuze), vá menu Vizualizar > Advanced, antes de passos anteriores.

torrent_1a1.png

2. veja se a configuração funcionou e se sua porta não está sendo bloqueada, para isso vá em Ferramentas > NAT / Firewall Test, veja se a porta é a mesma que você definiu e clique em Testar. Se tudo correr bem, aparecerá a mensagem “Testando porta <número da porta> … OK! “. Se você instalar a última versão do Azureus já estará com essa configuração Ok.

 

torrent_1a2.png

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá no menu Opções > Preferências… > Conexão, no campo Porta usada para conexões de entrada e defina a nova porta e clique em OK. Um recurso interessante do uTorrent é possibilidade de gerar um porta aleatória, para isso basta clicar no botão Porta Aleatória antes de clicar em OK.

 

torrent_1b1.png

2. você pode definir para que toda vez que o uTorrent iniciar uma porta seja definida aleatoriamente, para isso vá em Opções > Preferências > Conexão, agora marque as opções Alternar porta cada vez que o uTorrent iniciar e Adicionar uTorrent às exceções do Firewall do Windows (WinXP ou posterior) em seguida clique em OK.

 

torrent_1b2.png

2. Criptografar para compartilhar

Uma técnica utilizada pelos ISPs conhecida como traffic shaping, consiste em identificar o cabeçalho dos pacotes ou todo o seu conteúdo para identificar compartilhamento de arquivos, diminuindo a banda do usuário ou descartando esses pacotes. Se quiser saber quais ISPs realizam traffic shaping no mundo, veja a lista disponibilizada pelo Azureus.

A criptografia de seus torrents é uma forma de prevenir traffic shaping, para isso vamos as configurações:

azureus_icon.png Azureus

1. Essas configurações exigem que você esteja usando o modo de proficiência como intermediário, mas logo abaixo no post será necessário o modo avançado, já vamos deixá-lo ativo, para isso vá em Ferramentas > Configuração > Mode, selecione a opção Advanced e clique em Salvar, em seguinda feche a aba Configuração.

 

torrent_2a1.png

2. vá em Ferramentas > Configuração > Transport Encryption, marque a opção Require encrypted transport e selecione na combobox Minimum encryption level umas das opções:

  • Plain: esse modo apenas criptografa os cabeçalhos dos pacotes, mas todo o restante continua descriptografado, e apesar de ser mais fácil de serem identificados, pode ser o suficiente para enganar alguns traffic shapers.
  • RC4: esse modo realiza uma forte criptografia do cabeçalho e todo conteúdo dos pacotes e só podem ser identificados por sofisticados e caros mecanismos; a desvantagem desse modo é que ele faz muito mais uso de sua CPU.

3. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar as opções abaixo marcadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixá-las desmarcadas:

  • Allow non-encrypted outgoing connections if encrypted connection attempt fails
  • Allow non-encrypted incoming connections

 

torrent_2a2.png

Para saber quais combinações utilizar com os diveros níveis de traffic shaping e quais suas vantagens e desvantagens, leia o texto Escalation of the crypto settings.

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá em Opções > Preferências… > BitTorrent, na seção Encriptação de Protocolo você pode selecionar 2 modos de criptografia na combobox Saída, são eles:

  • Ativado: similar ao Plain do Azureus
  • Forçado: similar o RC4 do Azureus

2. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar marcada a opção Permitir conexões não criptografadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixa-lá desmarcadas.

 

torrent_2b1.png

3. Trafegando por túneis

Como todo dia surgem novas forma de se burlar alguns mecanismos de seguranças , também existem avanços no sentido contrário e isso não poderia ser diferente para o mundo dos torrents. A empresa alemã Ipoque anunciou em abril deste ano, que conseguiu quebrar o protocolo de criptografia de bittorrent e lançou um produto que promete realizar traffic shaping mesmo em conteúdos criptografados, além de criar uma whitelist que as ISPs podem utilizar apenas para permitir o compartilhamento de conteúdo legal.

Já existem algumas técnicas que podem ajudar a burlar essa forma de traffic shaping, umas delas é através do tunelamento de sua conexão bittorrent. Nesse caso vamos realizar o tunelamento por meio de SSH, criando um Proxy Tunnel, para isso é necessário que você tenha uma conta em um servidor SSH, caso não tenha, você pode conseguir uma pagando US$1,00 para o site Silence is Defeat. Para criar nossa conexão utilizaremos a ferramenta Putty, que funciona tanto em Windows, Linux e demais Unix like.

Update: Devido ao grande número de usuários no Silence is Defeat a qualidade de serviço está muito baixa, as velocidade alcançadas estão muito baixas. Tente encontrar um servidor SSH nacional para que você tenha um maior ganho de velocidade.

Vamos aos passos:

1. abra o Putty, na caixa Host name (or IP address) forneça o endereço de seu servidor SSH e escolha em Connection type a opção SSH, somente altere a porta caso o seu servidor funcione em outra porta, pois a porta 22 é a padrão de conexões SSH.

 

torrent_31.png

2. vá em Connection > SSH > Tunnel, na caixa Source port informe o número da porta que você desejar, vou usar a porta 3128, marque a opção Dynamic e clique em Add.

 

torrent_32.png

3. clique em Open, depois forneça seu login e senha. Se você estiver no Linux não precisa do Putty, basta abrir o console e executar o seguinte comando: ssh [email protected] -D numeroporta, ex: ssh [email protected] -D 3128

4. após a conexão ser estabelecida, minimize o console.

5. agora abra o Azureus ou o uTorrent e faça as seguintes configurações:

  • azureus_icon.png Azureus: vá em Ferramentas > Configuração > Servidores > Opções do Proxy, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em Salvar, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3a1.png

  • utorrent_icon.png uTorrent: vá em Opções > Preferências… > Conexão, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em OK, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3b1.png

6. pronto, agora é só realizar seus downloads que eles estarão protegidos por meio de Proxy Tunnel, sendo impossível aos ISPs realizar traffic shaping.

Caro leitor, o artigos é um pouco extenso mas tenta passar algumas formas de burlar os bloqueios que crescem a cada dia, se você tiver mais alguma sugestão e quiser compartilhar com a gente, fique a vontade.

Espero que seja útil. 😉



Últimos tweets

    Artigos similares

    164 Comentários para “Burlando os bloqueios para BitTorrent”

    • meu limite é de 40mb mes.
      como eu posso burlar isso de graça?
      já tentei tudo.
    • Luis, nesse caso não existe nenhuma forma simples de burlar, você teria que ser um hacker muito experiente para ter alguma chance.

      Abraços

    • Bom amigo,gostaria de saber se nesse caso funciona.

      possui 2 maquinas Ambas rodando o OpenSSH uma com Ip Externo(Virtua e outra Ip interno (192.168.0.10) gostaria de sabe se eu fazendo uma conexao utilizando o Putty vice e versa nas duas maquinas eu faço o tunnél funcionar?
      ou é preciso eu conectar em um servidor externo?

      fica aqui a minha duvida.

      Obrigado
      carllos

    • eu baixei uns filmes e naum consigo abri-los pq parece q foram “encrypted”, filmes do AXXO, como eu faco p burlar isso ?
      alguem me ajuda ai senaum naum vou ver mais filmes.. ta tudo assim !
      valeu
    • Puts, fiz tudo certinho mas ainda nao deu certo, porra de NetVirtua, vo tenta trocar a minha internet pra GVT…
    • Alguem ai sabe qual provedor desses gratuítos é o melhorzinho? hahahah

      Valeu ai galera!

    • Olá galera, gostaria de tirar uma dúvida.
      Eu jogo Counter-Strike online e tenho tido problema de perda de pacotes (LOSS) em praticamente todos os servers brasileiros, acreditando estar isso ligado ao Traffic Shapping da Vírtua. Sendo assim, gostaria de saber se, fazendo um tunelamento na minha conexão para a determinada porta de um servidor (vamos supor, 27015, que seria a padrão) sentirei alguma melhora? lembrando que o jogo exige pouca banda (upload e download) p/ rodar, portanto não está com lag, somente com perda intensa de pacotes. Agradeço.
    • Olá Ariel, creio que esse problema não seja Traffic Shaping, pois como vc disse usa pouca banda, talvez seja apenas um problema na qualidade dos servidores utilizados. Mas sim, se fosse traffic shapping e você utilizasse proxy tunnel, o problema resolveria, claro que devesse levar em conta a velocidade da sua banda larga e de seu servidor.

      Abraços

    • No linux quando eu executo o ssh e connecto no servidor (o silenceisdefeat.org) e abro o azureus dá esse erro no console que tá usando o ssh:
      channel 3: open failed: administratively prohibited: open failed
      ou seja, esse servidor tá bloqueando as portas?

      a porta que eu estou usando é a do exemplo 3128…
      quem puder ajudar

      Vlw.

    • Resolvi o problema acima… escrevi o nome só uma vez e não li mais, tava errado não é silenceisdefeat.org e sim ssh.silenceisdefeat.org… no entanto o meu download no virtua, aqui em campinas, continua abaixo dos 20kb numa conexão que deveria estar no mínimo baixando 10 vezes mais rápido… alguém que conseguiu defenitivamente bular o TS do virtua???

      vlw

    • burlar rapid share por nao ter q esperar para começar outro down.
      iniciar-executar-cmd

      -ipconfig /flushdns
      -ipconfig /release
      -ipconfig /renew
      exit
      aqui funciona sempre c quiseren testar.

    • outra boa dica eh usar o BITSPIRIT com ele consigo fazer downs no maximo da minha conexao mesmo com o ts.muito bom mesmo!!
    • Muito legal Tiago, obrigado pelo dica 😉

      Abraços

    • Olá Caio, quando este post foi elaborado o endereço era esse mesmo, de qualquer forma é apenas um exemplo.

      Sobre a questão do traffic shaping, vejo os outros comentários, sobre os melhores servidores testados e resultados obtidos.

      Abraços

    • Eu estou fazendo um teste com um Servidor SSH,porém no meu Emule a conexão está ocorrendo porem o emule está com ID Baixa como solucionar?

      valews!!!

    • Olá João, se você estiver utilizando SSH também para o emule, não habilite a opção de criptografia, pois seu ID será baixo.

      Confirme se não está habilitado.

      Abraços

    • Olá, fiz todos os procedimentos, porém ao configurar proxy no emule eu nao consigo conectar a nenhum sevidor!
    • responde no meu email tambem: [email protected]

      Ou me add no msn [email protected]

      tenho TS soh durante o dia.

    • Olá galera, fiz todos os procedimentos certinhos, até criei uma conta no silenceisdefeat e não melhorou em nada a velociadade… :S porra gastei 1 dollar a toa… ¬¬¨ hahahaha
      Enfim, se alguem puder me ajudar eu agradeço…
    • Realmente o tiago tava certo, a melhor coisa para “driblar” o TS é o usar o programa BIT SPIRIT! voltei a baixar na velocidade de ~120k! o/
    • Olá Figlie, o silenceisdefeat não é o mais recomendável, você pode ver nos comentários, vários outros sugeridos e mais rápido, porém são todos internacionais, o que já diminui a velocidade.

      Sobre o BIT SPIRIT é muito estranho, pois ele não burla TS, talvez o seu problema era outro e ele apenas resolveu. Se você usa Windows XP, vc precisa aplicar um patch para aumentar o numero de conexões simultâneas, se você nunca fez, ai está o motivo de sua lentidão. O que o BIT SPIRIT faz de cara, é instalar esse patch mesmo sem você querer. 😉

      TS não é fácil de burlar apenas trocando o cliente.

      Abraços

    • Olá Tiago, desculpe mas estive meio ausente esse dias.

      Sobre o seu problema no emule, está usando criptografia ou SSH? Nunca use ele juntos, use um ou outro. Outro detalhes, se usar SSH, você precisa ter certeza que ele consegue fazer conexão com o emule, pois se ele não fizer, vc também não fará.

      Abraços

    • Que palhaçada! Aqui em porto alegre a brt colocou um limite na conexão entre 18 e 23hrs.

      Chega a ser cômico! 17:59 eu tou baixando a 80k e em um minuto passa pra 15k, ficando assim até as 23:00 quando magicamente a velocidade normal é restabelecida!

      Tem que ter algum jeito de contornar isso… imagina se passam a aplicar isso 24 horas por dia?

      pesadelo!

    • Olá Júnior, realmente isso já tá virando palhaçada. Para burlar isso depende de como eles estão fazendo essa diminuição de banda. Se ele estiverem fazendo para a banda toda, idependente de que tipo de protocolo está sendo usado, ai não tem jeito, agora se for por protocolo, assim provavelmente estão fazendo traffic shaping e este post contém explicações de como fazer isso.

      Abraços

    • olá anderson,
      há tempo venho usando o servidor de ssh da universidade onde estudo e configurei no emule, socks4, localhost, p 3129, etc.
      sempre funcionou bem, idem para o bit torrent.
      mas há um tempo, quando eu conecto o putty, ele logo perde a conexão, fica com status de inativo e da uma mensagm dizendo” software caused connection aborted”.antes nunca acontecia, mas de uns tempos pra ca, a conexao cai em questao de minutos.
      o que vc acha q pode estar causando isso?
      :\
      valew
    • ps: a internet que eu uso é da própria universidade,via radio, fiz um teste no medidor.hip.com.br, deu 8mb.
    • Até o fim de janeiro aqui (cnx rádio-predial) “eram só flores” qndo queria baixar do e-mule, porém agora, quando inicio o e-maule, mesmo sem conectar, a rede cai (deixei um ping -t e confirmei) e o pior é q demora um tempo p/ voltar. Será que estão usando um programa ou hardware ou será um “vírus”?
    • Fazendo uma analogia: é como comprar um carro novo, e depois que você sai da loja e deseja fazer uma viajem, descobre que o carro só funciona normalmente se estiver dentro de sua cidade, pois quando vai para a estrada, ou ele “morre” ou só anda a 10 km/h.
    • Anderson, parabens pelo tuto..mto bom mesmo.

      Mas sei que esse post é meio antigo e essa porra de TS ta enxendo o saco de varios, inclusive a minha. Pessoal, do que adianta ter conexão de 2/ 4 ou 8mb se só pode baixar a 30kb/s? A minha opinião é: todo mundo que usa e quevcs conhecem que usam virtua é pra ligar na central deles e cancelas os planos, só assim é que eles vão perceber que estamos insatisfeitos com esse tal TS e vão ter q arrumar uma solução. Pois venderam um pacote dizendo q tem mega-flash e tals só q as veloc não estão sendo as devidas. Temos que começar a lutar pelos nossos direitos e não ter q ficar a mercê deles. Tbem não acho certo pagar por uma coisa q não temos, então: [b]Diga NÃO ao Virtua[/b].

    • Realmente, muito bom o artigo.
      Parabéns!
    • Alguem rem uma dica de server SSH que eu possa usar emule e utorrent?

      Estou usando o http://www.free-shell.net/ e só consigo ID baixa no emule e sem grandes velocidades no torrent.

    • gostaria de saber como burlar o programa usenext trial free, usei 14 dias de graça, e agora gostaria usar de novo por mais 14 dias, tentei mudar o nome de e- mail e usuario, mas ele nao aceita, devem ter gravado alguma coisa do meu pc.
      quem souber, por favor, me ajude!!!!
    • Olá Marcos, dificil dizer o que aconteceu, mas ser for banda for compartilhada, pode ter muita gente tendo a mesma idéia que você, ou simplesmente o seu ISP resolver fazer traffic shaping.

      Abraços

    • Boa Renatto, falou tudo. Temos que começar a boicotar as empresas que possuem essa atitude.

      Obrigado por compartilhar sua opnião.

      Forte abraço

    • Muito obrigado Vitor,

      Abraço

    • Olá Cassio, veja nos comentários alguns serviços que o pessoal andou testando e alguma indicações.

      Abraços

    • Olá Lenildo, isso não temos como ajudar, pois burlar algo pago, pode ser considerdo furto e esse tipo de dicas não damos, sorry!

      Abraços

    • JA CHEGA DE FICAR TENTANDO BURLAR. VAMOS AGIR CONTRA ISSO. RECLAME NA OUVIDORIA DO SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO SEU ESTADO.

      UM INQUÉRITO CIVIL SERÁ CRIADO E A EMPRESA DENUNCIADA SERÁ INVESTIGADA.

      POR FAVOR, DENUNCIE “TODAS” AS OPERADORAS.
      GVT, BRT, VIRTUA, SPEEDY… ETC…

      JA FIZ MINHA PARTE, CRIARAM O INQUÉRITO.

    • Valeu Juliano, o mais correto é isso mesmo.

      Abraços

    • Anderson, me tire um dúvida, por gentileza. 😉
      Eu tenho uma conta no hostgator.com e eles me liberaram uma conta via ssh. Porém a única porta que eles liberam é a 2222. Eu tentei colocar esta porta seguindo o seu tutorial, porém o Azureus me dá um erro na hora que ele é aberto. Vc teria alguma solução para me dar uma força?

      Atenciosamente,

      Joaquim Saraiva

    • Olá Joaquim, provavelmente o hostgator não permite trafego de torrent, você até conecta no server SSH, mas não vai conseguir enviar e nem receber nada pelo protocolo bittorrent. Ok?

      Abraços

    • Eu uso o Virtua 4 Mb de Porto Alegre -RS, fiz toda configuração e mesmo assim continuam com trafic shapping na minha conexão nao consegui burlar ate hoje …
      Se alquem puder me ajudar me add no MSN:

      [email protected]

      Abraçosssssss

    • Vlws meu caro… deixo meus agradecimentos!
    • olá… alguem já ouviu falar no ultrasurf? e ele tunela o traffic shaping do net virtua? falô
    • Faço questão de registrar meu agradecimento!!
      Graças a esse pequeno tutorial consegui voltar a usar o Bittorrent.

      Vlw!!

    • cara….meu problema é o seguinte…eu n entendo muito de conecçoes…ams a minha net é wireless e faz umas 2 semanas q nao consigo baixar nada por torrent…nem pelo bitcomet nem pelo utorrent….falaram q a empresa q me da acesso a net tava me bloqueando os torrents, pq td q é outra coisa eu consigo baixar…….vc sab oq q pod ta acontecendo? e como q eu sei se tao me sacaneando msmso?

      valew ae cara…

    • Prezado Anderson

      Ao usar o UTorrent ou outro software de Torrent e fazendo a configurações que vc orientou eu estou sujeito a ataque no meu computador, já que estou compartinhando arquivos? Com este software eu ficarei vunerável?

      Sds
      Marcos

    • Torrent e seguro para tranferência de arquivos.
    • Isso funciona para o 3G movel da Tim? tenho plano de 600Kbps mas limitam a 236 Kbps acima de 1GB mensal.

    Deixe uma resposta