Burlando os bloqueios para BitTorrent

Os usuários mais experientes no mundo dos Torrents sabem muito bem que as empresas provedoras de acesso a internet (ISP – Internet Service Provider) estão cada vez mais bloqueando ou limitando a velocidade dos protocolos de compartilhamento de arquivos.

Os bloqueios podem ser feitos através de restrição de portas, endereços, indentificando pacotes que trafegam pelos servidores e os bloqueando. Hoje já existem equipamentos que facilitam a vida dos administradores de sistemas para esse tipo de bloqueio, como é o caso do NetEnforce.

Pois bem, nem tudo está perdido, existem algumas maneiras de se contornar esse problema, vou explicar três delas. Duas formas são simples, porém em alguns casos podem nem ser tão eficientes, a outra forma é um pouco mais Geek e mais difícil de ser evitada. Vou explicar usando como exemplo apenas o uTorrent e o Azureus, mas as mesmas configurações podem ser aplicadas a outros clientes:

1. Abrindo Portas

Os ISPs estão reduzido cada vez mais a largura de banda para usuários que fazem compartilhamento de arquivos, principalmente sobre as portas padrões. Os trackers também estão bloqueando os acessos por essas portas e as tentativas de acessos por essas portas podem ocasionar o seu banimento do tracker por 48h. As portas padrões citadas ficam no intervalo de 6881-6999.

O ideal é configurar suas portas no intervalo de 49152–6553, mas se quiser configurar no intervalo de 1024–49151, você precisa garantir que está configurando para alguma porta definida como “unassigned”, conforme a lista de portas do IANA (Internet Assigned Numbers Authority). Para configurar:

azureus_icon.png Azuereus

1. vá no menu Ferramentas > Configuração > Servidores, no campo Porta TCP de entrada defina a nova porta e clique em Salvar, se você utilizar o Azureus 3 (Vuze), vá menu Vizualizar > Advanced, antes de passos anteriores.

torrent_1a1.png

2. veja se a configuração funcionou e se sua porta não está sendo bloqueada, para isso vá em Ferramentas > NAT / Firewall Test, veja se a porta é a mesma que você definiu e clique em Testar. Se tudo correr bem, aparecerá a mensagem “Testando porta <número da porta> … OK! “. Se você instalar a última versão do Azureus já estará com essa configuração Ok.

 

torrent_1a2.png

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá no menu Opções > Preferências… > Conexão, no campo Porta usada para conexões de entrada e defina a nova porta e clique em OK. Um recurso interessante do uTorrent é possibilidade de gerar um porta aleatória, para isso basta clicar no botão Porta Aleatória antes de clicar em OK.

 

torrent_1b1.png

2. você pode definir para que toda vez que o uTorrent iniciar uma porta seja definida aleatoriamente, para isso vá em Opções > Preferências > Conexão, agora marque as opções Alternar porta cada vez que o uTorrent iniciar e Adicionar uTorrent às exceções do Firewall do Windows (WinXP ou posterior) em seguida clique em OK.

 

torrent_1b2.png

2. Criptografar para compartilhar

Uma técnica utilizada pelos ISPs conhecida como traffic shaping, consiste em identificar o cabeçalho dos pacotes ou todo o seu conteúdo para identificar compartilhamento de arquivos, diminuindo a banda do usuário ou descartando esses pacotes. Se quiser saber quais ISPs realizam traffic shaping no mundo, veja a lista disponibilizada pelo Azureus.

A criptografia de seus torrents é uma forma de prevenir traffic shaping, para isso vamos as configurações:

azureus_icon.png Azureus

1. Essas configurações exigem que você esteja usando o modo de proficiência como intermediário, mas logo abaixo no post será necessário o modo avançado, já vamos deixá-lo ativo, para isso vá em Ferramentas > Configuração > Mode, selecione a opção Advanced e clique em Salvar, em seguinda feche a aba Configuração.

 

torrent_2a1.png

2. vá em Ferramentas > Configuração > Transport Encryption, marque a opção Require encrypted transport e selecione na combobox Minimum encryption level umas das opções:

  • Plain: esse modo apenas criptografa os cabeçalhos dos pacotes, mas todo o restante continua descriptografado, e apesar de ser mais fácil de serem identificados, pode ser o suficiente para enganar alguns traffic shapers.
  • RC4: esse modo realiza uma forte criptografia do cabeçalho e todo conteúdo dos pacotes e só podem ser identificados por sofisticados e caros mecanismos; a desvantagem desse modo é que ele faz muito mais uso de sua CPU.

3. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar as opções abaixo marcadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixá-las desmarcadas:

  • Allow non-encrypted outgoing connections if encrypted connection attempt fails
  • Allow non-encrypted incoming connections

 

torrent_2a2.png

Para saber quais combinações utilizar com os diveros níveis de traffic shaping e quais suas vantagens e desvantagens, leia o texto Escalation of the crypto settings.

utorrent_icon.png uTorrent

1. vá em Opções > Preferências… > BitTorrent, na seção Encriptação de Protocolo você pode selecionar 2 modos de criptografia na combobox Saída, são eles:

  • Ativado: similar ao Plain do Azureus
  • Forçado: similar o RC4 do Azureus

2. para garantir compatibilidade com as conexões não criptografadas, você pode deixar marcada a opção Permitir conexões não criptografadas e verificar se seus torrents funcionam sem problemas (isso facilia a realização de traffic shaping), caso ocorra traffic shaping é melhor deixa-lá desmarcadas.

 

torrent_2b1.png

3. Trafegando por túneis

Como todo dia surgem novas forma de se burlar alguns mecanismos de seguranças , também existem avanços no sentido contrário e isso não poderia ser diferente para o mundo dos torrents. A empresa alemã Ipoque anunciou em abril deste ano, que conseguiu quebrar o protocolo de criptografia de bittorrent e lançou um produto que promete realizar traffic shaping mesmo em conteúdos criptografados, além de criar uma whitelist que as ISPs podem utilizar apenas para permitir o compartilhamento de conteúdo legal.

Já existem algumas técnicas que podem ajudar a burlar essa forma de traffic shaping, umas delas é através do tunelamento de sua conexão bittorrent. Nesse caso vamos realizar o tunelamento por meio de SSH, criando um Proxy Tunnel, para isso é necessário que você tenha uma conta em um servidor SSH, caso não tenha, você pode conseguir uma pagando US$1,00 para o site Silence is Defeat. Para criar nossa conexão utilizaremos a ferramenta Putty, que funciona tanto em Windows, Linux e demais Unix like.

Update: Devido ao grande número de usuários no Silence is Defeat a qualidade de serviço está muito baixa, as velocidade alcançadas estão muito baixas. Tente encontrar um servidor SSH nacional para que você tenha um maior ganho de velocidade.

Vamos aos passos:

1. abra o Putty, na caixa Host name (or IP address) forneça o endereço de seu servidor SSH e escolha em Connection type a opção SSH, somente altere a porta caso o seu servidor funcione em outra porta, pois a porta 22 é a padrão de conexões SSH.

 

torrent_31.png

2. vá em Connection > SSH > Tunnel, na caixa Source port informe o número da porta que você desejar, vou usar a porta 3128, marque a opção Dynamic e clique em Add.

 

torrent_32.png

3. clique em Open, depois forneça seu login e senha. Se você estiver no Linux não precisa do Putty, basta abrir o console e executar o seguinte comando: ssh usuario@dominio -D numeroporta, ex: ssh [email protected] -D 3128

4. após a conexão ser estabelecida, minimize o console.

5. agora abra o Azureus ou o uTorrent e faça as seguintes configurações:

  • azureus_icon.png Azureus: vá em Ferramentas > Configuração > Servidores > Opções do Proxy, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em Salvar, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3a1.png

  • utorrent_icon.png uTorrent: vá em Opções > Preferências… > Conexão, deixe configurado conforme a imagem abaixo e clique em OK, lembrando que o número da porta deve ser igual ao que você configurou no Putty:

 

torrent_3b1.png

6. pronto, agora é só realizar seus downloads que eles estarão protegidos por meio de Proxy Tunnel, sendo impossível aos ISPs realizar traffic shaping.

Caro leitor, o artigos é um pouco extenso mas tenta passar algumas formas de burlar os bloqueios que crescem a cada dia, se você tiver mais alguma sugestão e quiser compartilhar com a gente, fique a vontade.

Espero que seja útil. 😉



Últimos tweets

    Artigos similares

    164 Comentários para “Burlando os bloqueios para BitTorrent”

    • Cara! Excelente post.
      Valeu pelo tutorial
    • Alguem sabe se tem meio de burlar os bloqueios do o e-mule também?
    • Olá Renato, apesar do tutorial ser focado em Torrent, ele é perfeitamente aplicável a rede edonkey.

      Para criptograr sua conexão pelo emule vá em Preferências > Segurança, marque a opção “Habilitar protocolo de ofuscamento”, a opção “Permitir somente conexões ofuscada (não recomendado)”, dificulta o traffic shapping, porém pode diminuir muito as suas fontes, então teste primeiro sem usar isso, se estiver ocorrendo traffic shapping ai vc deixa habilitado.

      Para realizar o Proxy Tunnel, utilize a mesma técnica explicada acima, e no emule vá em Preferências > Proxy, marque a opção “Ativar proxy”, selecione o tipo de proxy com “Socks 4”, o Host como “localhost” e porta como “3128”.

      Veja que não muda praticamente nada, é só utilizar as técnicas desse tutorial e configurá-las no emule. Ok?

      Abraço

    • Otimo tutorial!!! 😀
    • Ola amigo,

      gostaria de saber se tem como criar uma conta em um servidor SSH de graça.

    • Putz, essa do Tunnels funciona mesmo…
      Hahahahahaha!!
      Cabo a limitação de 30kb/s do Speedy…
      Valeu mano.. Otimo tutorial…

      Obs.: Cabo ate eles implementarem novo mecanismo de limitação… 🙁
      Mas vo aproveitar pra baixar tudo agora… XD

    • Valeu mrquake,

      Não tem problema, sempre haverá formas de burlas e estaremos postando aqui! 😉

      Abraço

    • Olá Marcelo, existem vários site que oferecem SSH gratuito, mas nem todos permitem as portas necessárias para torrents, se quiser testar, tente alguns dessa lista: http://bsdnetwork.blogsome.com/2007/08/21/free-shell-account/

      Abraço

    • Cara, mandou muito muito bem!
      A Virtua maldita se fud**.
      Abraço!
    • heheheh valeu Fernando! 😀

      Abraço

    • opa…
      pra usar o proxy tunel é necessário estar conectado ao ssh enquanto ta baixando torrent ou emule pro esquema funcionar?
      valew…
    • Olá Fany,

      Sim, ele precisa estar conectado para gerar o tunel, ele será o responsável pela segurança do conteúdo transmitido, evitando o traffic shapping. Ok?

      Abraço

    • hum…valeu pela dica
      😉
    • Tenho uma conexão de 8MB, mas que devido Traffic Shapping não ultrapassa os 100kb/s no utorrent. Os serviços de SSH do Silenceisdefeat vão me resolver alguma coisa ? De quanto é o link deles ?

      Ps: Excelente tutorial, ponho fé !

    • Olá Guilherme, o Silenceisdefeat possui um link de 10 MB, mas tudo depende do número de usuários que estão usando o serviço no momento de sua conexão, não tenho como estimar isso. Você já consegue uma boa velocidade, mesmo com traffic shapping, mas fica dificil dizer o qto você ganharia de velocidade usando o ssh do Silenceisdefeat. Eu creio que você conseguiria pelo menos uns 50% de ganho.

      Tente fazer a experiência de usar o serviço, é apenas um dolar ao mês. 😉

      Ah, obrigado pelo elogio.

      Abraço

    • isso ai é anonimo? se eu usar esse tunel para navegar na internet, eu posso ser descoberto?

      ex: se eu invadir a NASA e encher de virus, eles decombrem meu IP?

    • Rafael, o objetivo dos tuneis não é tornar sua conexão anônima, mas apenas proteger o conteúdo transmitido de uma máquina para outra.

      Se vc invadir a NASA e aprontar, eles facilmente te encontrarão. Primeiro irão no servidor SSH que está sendo utilizado no ataque, em seguida descobrirão que IP estava logado nesta máquina e ai chegar até você é apenas uma questão de horas.

      Abraços

    • hummm entendi… Obrigado!
      Mas sem querer ser chato ou abusado (só curioso mesmo) vc poderia fazer uma nova postagem assim: “como navegar anonimo na internet”

      ai explicar como funciona aquele “webanonimizer” etc… e tambem explicar as diferenças de proxy, tipo “transparent proxy” etc.

      Obrigado pela atenção, estão ótimos seus artigos!

    • Anderson segui seus passos, loguei em um server ssh com o putty e configurei o torrent
      e uso virtua aki
      e continuo com taixas bem baixas mesmo pelo por proxy
      meus seeds ficam bem limitados
      e curioso q meu up eh normal

      tem alguma coisa no server ssh q possa influenciar?

    • Bah, Cristiano, comigo ta acontecendo algo parecido. Tipo, quando eu conecto no meu server SSH e depois abro o uTorrent, vejo que na barra de status dele a conexão fica tipo: Down 105kbps e Up 120kbps, porém, isso quando não há nenhum download ativo. Quando eu adiciono um .torrent pra baixar o download nunca incia. O que pode estar acontecendo?
    • Valeu Rafael, fica registrada sua sugestão, assim que possível tentarei escrever algo.

      Abraços

    • Olá Cristiano, apenas usar qualquer ssh não é garantia que você tenha qualidade em sua conexão. Alguns pontos que você deve observar:

      1. qual o link de seu servidor ssh, é um link de alta velocidade?

      2. o seu servidor ssh deve conseguir fazer conexões torrent, se vc utiliza um servidor oferecido por alguns host ele são bem limitados e as vezes bloqueados. Esse servidor pode estar utilizando um ISP que faz traffic shapping, ou seja, nada mudou.

      3. Você utilizar Windows XP, Vista, Linux? Se for XP ou Vista, você precisar instalar um patch para aumentar o número de conexões, para o Vista veja mais detalhes aqui

      4. Qual client para torrent vc está utilizando? Pode ser que ele esteja mal configurado e vc não está aproveitando a sua conexão ao máximo. Veja mais detalhes aqui.

      5. Outro ponto importante que muitas pessoas que utilizam torrent acabam não observando, qual a relação entre o número de seeds e leechers? Não adianta nada vc ter 100 seeds e 5000 leechers. Quantos maior for o número de seeds em relação ao número leechers, melhor será sua velocidade de download. Se tiver dificuldade em ver essa relação, veja o indicador Health ou Share ratio.

      6. Você não está tentando fazer download de tracker privado do qual não tem senha?

      Em resume é isso, você precisa atentar para todos esses detalhes.  Tente isso e veja se consegue alguma melhora de resultado.

      Abraços

       

    • Olá Guilherme, por favor, veja a resposta dada ao Cristiano.

      Abraços

    • Cara, eu só não fiz a parte “Trafegando por túneis” porque precisa de fazer cadastro e pagar aquele um dólar que disseste. Mas sem ter feito isto dá para eu burlar o maldito traffic shapping?
    • Olá Jorge,

      Se você fizer os 2 passos anteriores é possível evitar o traffic shapping sim, porém isso depende de como seu ISP realiza o traffic shapping. Se você usar o Virtua o seu problema pode ser mais dificil de resolver. Pois pelo que os leitores tem comentado, nem o esquema de tunneis está resolvendo, o que pode significar é que ele limitam as conexões em todas as portas, menos qdo é http, ai nem caso o jeito é trocar de empresa.

      Abraços

    • Acabei de fazer tudinho que vc mandou. Ainda não houve uma melhora em nada mas eu tenho esperanças.

      Só tenho uma dúvida.

      O console do putty tem que ficar aberto o tempo todo?

      Ou posso dar um exit nele?

    • Outra coisa:

      Todos os torrents no uTorrent ficaram vermelhos.

      É assim mesmo?

    • Olá Maker, talvez não tenha nenhuma mudança de velocidade para você, pois talvez o seu problema não seja traffic shapping.

      Mas de qualquer forma, vai alguns observações:

      1. Não realizar as 3 configuração em conjunto, isso pode reduzir muito os seeds e pode acabar piorando ao invés de melhorar, vá tentando um de cada vez para ver se alguma funciona para vc.

       2. Se o seu servidor SSH não suportar Torrent e tiver um bom link, nada adianta. Talvez seus torrents ficaram vermelhos, justamente pelo seus servirdor SSH não estar transportando nada.

      3. O console do Putty deve ficar aberto, se vc fechá-lo sua conexão é terminada.

      4. Você utilizar o Windows XP ou Vista? Se sim, vc precisa aplicar um patch para abrir o número de conexões:  AutoPatch para limite de conexões do Windows Vista

      5.  Veja se as configurações de seu cliente torrent são as melhores: Calcule as melhores configurações para seus Torrents

      Verifique cada um desse ponto para tentar melhorar sua velocidade.

      Abraços

       

    • Então, eu assinei o SSH que vc indicou e já instalei o autopatch que vc mandou tb.

      Estou achando que é esta coisa nojenta da NETVÍRTUA mesmo.

      Troço do demo. Vou cancelar esta porcaria e voltar pra BrasilTelecom.

    • Olá Maker, creio que o número de pessoas querendo usar os servidores do Silence is Defeat cresceu tanto que a qualidade do serviço caiu muito. Tente encontrar algum servidor SSH nacional, pois essa técnica funciona contra o Virtual sim. Você pode até encontrar no Youtube um vídeo demonstrado o uso do Virtua por Proxy Tunnel e como funciona.
      Procure no Youtube por “Net fanfarrona”.

      Abraços

    • Não querendo abusar da sua boa vontade, mas vc tem algum servidor para indicar?
    • Acabaram de me indicar o HAMACHI, oq vc acha?
    • ola anderson vc pode me ajudar com algum shell pq ate agora nao encontrei nenhum q conseguisse utilisar
      e nessa busca encontrei tambem o netmax
      vc o conheçe???? se sim sabe se funciona
    • Olá Maker, infelizmente não tenho nenhum gratuito para indicar. Quando precisei utilizar um servidor SSH, eu utilizei um servidor dedicado (pago). Alguns free acabaram sumindo ou limitando as conexão.

      Quanto ao Hamachi, ele não se aplica para esse tipo de situação e de qualquer forma você vai continuar precisando de um servidor que você possa se conectar por proxy tunnel.

      Se eu conseguir algum bom e free te indico.

      Abraços

    • Olá Julio, infelizmente não tenho nenhum gratuito para indicar.

      Não conheço o netmax, é um servidor pagou ou free? Tem o link para me passar?

      Abraços

    • Anderson, big kahuna, pode ser pago meu querido, os valores costumam ser infimos comparados com o benefício.

      Tanto que assinei aquele que vc indicou.

      Indica pra nóis um que esteja funcionando.

      Grande abraço.

    • http://www.zonafinal.com/cms/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=34
      e esse ai o link do netmax
      ele pode ser usado free mas o foda q ate agora n consegui fase ele conecta pq acho q a porra do meu maccafe fudeu a porta 600 e ta osso desistala ele
      ai tipo
      ele foi feito em portugal e vi comentarios q ele funciona
      se funciona me manda um mail
      vlw
    • Olá Maker! Big Kahuna? HUAHAUAHAUA

      Cara, encontrei 2 serviços internacionais que parecem bem interessantes, os preço é um pouco salgado, mas pode ser a solução para o seu problema. São eles:

      Relakks: Você paga 5 Euros/mês e pode usar qualquer aplicativo anonimamente através de um VPN, não consegui descobrir qual é a velocidade.

      SecureIX: Você pode ter uma conta gratuita com limite de 256 kbit ou pagar US$ 9,95/mês e ter um limite de 5 mbit, também trabalho com VPN. O formulário de registro está com problema, já entrei em contato para reportar o problema, mas ainda não tive nenhum retorno. 🙁

      No caso de VPN, o resultado será o mesmo que SSH, só que você pode fazer a conexão pelo próprio Windows, sem necessidade do Putty.  Não sei lhe dizer se são realmente bons, mas são 2 serviços que os gringos estão utilizando.  O SecureIX você pode pagar US$ 2,95 dolar por 3 dias de conexão, sendo uma forma barata de experimentar o serviço.

      Ok?

       Abraços

    • OPA! Firmeza demais.

      Só que aí já começamos a fazer uma série de contas e tal.

      E do jeito que a coisa vai, estou vendo que o jeito é voltar para a Brasil Telecom que não tem estas porcarias.

      De qq forma, como faço pra ativar o VPN via Windows?

      Isso se já não for pedir muito para Big Kahuna.

      hehehe…

    • Maker,

      Para criar uma conexão VPN no Windows Vista, vá em Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Centro de Rede e Compartilhamento > Configurar um conexão ou uma rede > Conectar a um local de trabalho. Dai em diante é só seguir os passos apresentados para configurar.

      Abraços

    • Suspeitei desde o princípio…

      Vou promover as alterações e lhe informo, aqui, dos resultados.

    • Ah é… lembrei mais uma coisa:

      No caso do uTorrent ou Azureus e derivados, precisamos configurar o proxy também?

      Pelo que eu entendi não vai precisar pois TODA a navegação já vai estar protegida pelo VPN.

      Ou eu entendi errado?

    • Olá Maker, exatamente, se o VPN já possui as portas liberadas para o serviço que vc deseja, então não precisa configurar nada nos aplicativos, é como se vc estivesse na internet normalmente. 😉

      Abraços

    • Big Kahuna!

      Achei este:

      http://www.vpngates.com/

      Dá seu pitaco aí, please.

    • Anderson, você poderia nos passar o link do servidor SSH pago que você utiliza?

      Obrigado!

    • Maker, veja http://www.vpngates.com/terms_policy.htm
      Ele podem limitar a sua transferencia para 1 GB diário, mas não consegui descobrir qual a velocidade que eles garantem. Não sei, mas os outros dois que te indiquei parecem melhores.

      Abraços

    Deixe uma resposta