Desafio: Um dia sem o Google – Resultado

Segunda-feira passada (16/07) foi o dia do desafio Um dia sem Google, quando tive a difícil missão de trocar alguns serviços do Google por outros similares. Como foi apenas um dia, não foi possível aprofundar muito nos recursos. Segue abaixo as impressões que tive de cada serviço que utilizei em substituição aos do Google:

Google x Ask e Katatudo
O Ask apesar de apresentar um bom resultado nas buscas, não possui a mesma velocidade e qualidade do Google, parece que fica faltando algo, sem contar que a interface não é das melhores. O Katatudo é interessante para resultados em português e fornece alguns outros serviços legais, mas ainda é uma formiga perto de um elefante, enfim, não dá para ficar sem Google.

Gmail x Yahoo! Mail
O Yahoo! Mail possui uma bela e rica interface, que chega a ser mais completa que o Gmail, mas talvez a simplicidade, grande capacidade de armazenamento e o novos conceitos existentes no Gmail é o que tem conquistado as pessoas. Tanto o Gmail como Yahoo! Mail são excelentes opções.

iGoogle x PageFlakes
O PageFlakes é excelente, não tive muito tempo para testar, mas me PARECE ser superior ao iGoogle pela quantidade de recursos que possui, além de possui uma bela interface.

Orkut x Wallop
O Wallop foi desenvolvido pela Microsoft, e apesar de não seguir o mesmo modelo do Orkut, é bem interessante. Ele é todo desenvolvido em flash e possui excelentes efeitos e recursos para gerenciamento de seu perfil através de drag-and-drop. Um ponto forte do Wallop é a questão de privacidade, nele é possível configurar quem pode ver suas fotos, músicas, etc, algo que o Orkut deixa a desejar. Sim, nele é possível compartilhar músicas, onde seus amigos podem escutá-las através de um player do próprio Wallop.
Algo que ele deixa a desejar e no meu ponto de vista, talvez dificulte de obter sucesso, é que não existem comunidades. Outros recursos do Wallop é a possibilidadede usar feeds, fazer comentários nas fotos, músicas, você também pode comprar mods para incrementar sua área. Em resumo, vejo que se existissem comunidades e mais alguns recursos semelhantes ao do Orkut, ele poderia ser um forte concorrente.

Google Analytics x Perfomancing Metrics
O Perfomancing Metrics não possui tantos recursos quanto o GoogleAnalytics, mas ele me impressionou pela simplicidade e pela qualidade de seu serviço, seus relatórios são bem informativos e fáceis de entender. Outros pontos positivos é que as estatísticas são atualizadas praticamente em tempo real, o que no Google Analytics tem um grande atraso. Também é possível configurar o fuso horário de seu blog, para saber exatamente quais os horários correto dos acessos. Existe um recurso que infelizmente é pago após um período de teste, chamado Spy, com ele você consegue ver em tempo real, o que as pessoas estão vendo eu seu blog. O Perfomancing Metrics pode ser uma grande ferramenta para site de pequeno e médio porte e para aqueles que não precisam de muitas informações e que as vezes acabam sendo até difíceis de entender.

Youtube x DailyMotion
Infelizmente não tive tempo de utilizar o DailyMotion.

Minha conclusão final é que o Google realmente é excepcional, mas existem excelentes serviços similares que em muitas situações podem até ser melhores dos que os do Google, basta você conhecer e experimentar. Eu diria que de todos os serviços que utilizei, o único insuperável, é o serviço de busca do Google, esse não dá para viver sem. 😀

Obrigado Calebe pela iniciativa e ao Pedro Menezes pelo convite.



Últimos tweets

    Artigos similares

    5 Comentários para “Desafio: Um dia sem o Google – Resultado”

    Deixe uma resposta