Otimize o Windows Vista para Torrent, P2P e P2PTV

Windows Vista Logo

CUIDADO: Este método não é mais seguro de ser realizado, devidas as várias atualizações do Windows essa alteração pode fazer seu sistema parar de funcionar. Caso tenha executado, vai precisar do CD do Windows para fazer a recuperação do sistema.

Os usuários experientes em compartilhamento de arquivos, sabem muito bem que o Windows XP SP2 limita o número de conexões simultâneas TCP, causando lentidão no compartilhamento de arquivos. Esse problema é resolvido por diversos patchs encontrados na Internet, mas agora os usuários do Windows Vista começam a experimentar o mesmo problema.

Essa “bem-intencionada” limitação veio como uma tentativa da Microsoft de diminuir a velocidade com que os Worms do Windows (assim como o famoso Blaster) pudessem se espalhar. No entanto, softwares com múltiplas conexões, assim como o BitTorrent, eMule e P2PTV, essa limitação causa grande lentidão no compartilhamento dos arquivos. Essa problema no XP SP2 poder ser resolvido com um patch disponível no site LvlLord.

Com a chegada do Windows Vista, o mesmo problema está de volta. Enquanto a versão Ultimate oferece uma limitações de 25 conexão abertas por segundo, a versão Home Basic oferece apenas 2 conexões abertas por segundo, mas seguindo os passos abaixo esse problema pode ser resolvido:

1. Faça o download do arquivo tcpip.sys corrigido: 32-bit tcpip.sys ou 64-bit tcpip.sys

2. Abra o prompt de comando e execute os 2 comandos abaixo:
takeown /f c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys
cacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G username:F

Substitua o username pelo nome do usuário corrente.

3. Desative o TCP/IP Auto-Tuning, executando o comando abaixo no prompt de comando:
netsh int tcp set global autotuninglevel=disable

4. Para o Windows Vista 64 bits (x64), a checagem de integridade precisa ser desativada. Para isso execute o comando abaixo no prompt de comando:
bcdedit.exe -set loadoptions DDISABLE_INTEGRITY_CHECKS

5. Substitui o arquivo tcpip.sys na pasta C:\windows\system32\drivers com o arquivo tcpip.sys corrigido, lembre-se de usar a versão correta para 32 bits e 64 bits (passo 1). Normalmente esse procedimento pode ser feito logando no Windows Vista com uma conta de Administrador, se esse processo falhar, reinicie o computador e pressione F8 no boot, em seguida entre no Modo de Segurança e então faça a substituição do arquivo tcpip.sys.

6. Em seguida vamos maximizar o número de conexões TCP, configurando no registro do Windows. Abra o editor de registro (regedit) e vá até o caminho abaixo:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\
Parameters

7. Clique com botão direito do mouse no painel da direita e escolha a opção “Novo” > “Valor DWORD (32 bits)”. Entre com o nome “TcpNumConnections” (sem aspas).

8. Dê um duplo clique sobre o registro “TcpNumConnections” e forneça o valor máximo de conexões TCP/IP que você deseja permitir, por exemplo 500 (selecionando a opção decimal). Uma alternativa é fazer o download do arquivo registry registration, que quando executado irá configurar o número de conexões simultâneas para o limite de 16777214 (você poderá alterar esse valor a qualquer momento). Em meu computador alterei o limite para 16777214.

9. Reinicie o computador e as configurações estão pronta.

Ao realizar as configurações acima, percebi um grande melhorar no meus Downloads via Torrent e eMule.

Faça as configurações com cuidado, não nos responsabilizamos por qualquer problema, faça por sua própria conta e risco.

Boa Sorte! 😉

Fonte: TorrentFreak

Update: Após as atualização do Windows Vista x64 o patch não funcionará, se você o instalar sua conexão de rede será desativada. Algumas placas de rede apresentaram problemas com essas novas atualizações do Vista, mesmo sem nenhuma instalação de patch para modificar o sistema. As formas de resolver isso e que já foi testada, são as seguintes:

  1. após as atualizações do Vista e a instalação do patch, faça a atualização do driver de sua placa de rede e reinicie a máquina.
  2. se não funcionar, desinstale a atualização KB938979 e reinicie a máquina. Essa atualização tem como objetivo a melhora de desempenho do Vista. Sinceramente no máximo corrigiu alguns pequenos bugs, desempenho eu não percebi nenhuma melhora significativa.
  3. Se ainda não funcionar, desinstale a atualização KB932596 e reinicie a máquina. Essa atualização tem como objetivo a melhora de proteção do Kernel. Você conseguirá viver sem ela.
  4. Não esqueça de desativar a atualização automática, senão turo será reinstalado.

Update: Se os passos acima não funcionarem, tente desistalar a atualização KB941649.
Para desinstalar as atualizações, vá no Painel de Controle > Desinstalar um programa > Exibir atualizações instaladas, seleciona a atualização e clique em Desinstalar.



Últimos tweets

    Artigos similares

    102 Comentários para “Otimize o Windows Vista para Torrent, P2P e P2PTV”

    • Olá Flávio, tudo bem?

      Cara, fiz uma atualização no post, veja o final do post em Update. Espero que ajude. 😉

      Abraços

    • Olá Marc, veja o Update no final do post.

      Abraços

    • Olá Anderson,

      Fiz os procedimentos do final do post e deu certo. Mas de fato, tive de remover os dois patches do Vista.
      Em contrapartida, meus downloads no eMule e uTorrent deram um belo boost.

      Obrigado!

    • Legal Marc, bom saber que deu certo! 😉

      Abraços

    • Estou com o mesmo problema do zé, eu acho, e o problema é o seguinte: na primeira vez que você instala o cliente torrent, ele funciona quase normalmente, mas não fica verde o incoming connections, daí na segunda vez que se abre o programa fica vermelho e ocorre um erro: procedure call table is invalid. Já fui em vários fóruns e muita gente está com esse erro, mas outras pessoas instalam o Vista e não tem isso. É um erro relacionado com o Ws2_32.dll, mas como não manjo muito dessas coisas não sei o que fazer pra liberar a conexão do cliente. Isso tá envolvendo o messenger também, ele não conecta, só o web messenger. E isso ocorre mesmo com o firewall do windows desativado, portas liberadas no roteador e sem qualquer outro firewall.

      Qualquer ajuda é bem vinda.

    • Marcelo, não sei é esse o caso, mas alguma coisa pode ter corrompido o arquivo de configuração do Winsock, para corrigir isso siga os seguintes passos:

      1. Click no menu iniciar

      2. Digite cmd na caixa de pesquisa

      3. Pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o prompt de comando como Administrador

      4. Digite o comando abaixo e pression Enter

            netsh winsock reset

      5. Reinicie o computador

      Se o seu problema que eu citei, isso deve resolver.

      Abraços

    • Anderson, obrigado pela resposta. Infelizmente não resolveu muito… uma coisa mudou: meu messenger agora pelo menos tenta conectar, antes eu clicava em sign in e ele já dava erro, mas pelo webmessenger continuo tendo acesso. No meu utorrent ainda continua como no incoming connections.

      Abraço

    • Oi Marcelo, muito estranho isso. Bom, se eu conseguir alguma outra alternativa te aviso. Senão uma solução seria reinstalar o Windows e ver se resolve. 🙁

      Abraços

    • Existe algum meio “alternativo” de liberar portas no Vista?

      Porque o que aparece quando uso o utorrent port checker é Error! Port X does not appear to be open. Mas ela está liberada no meu modem e não importa a porta que eu use sempre dá no mesmo.

    • Marcelo,

      Seria pelo Firewall, mas você mesmo disse que ele já está desativado.

      Você por acaso, usa algum router para compartilhar sua conexão com outros computadores na sua casa?

      Abraço

    • Uso um D-Link DSL-500G em dois computadores. Agora que você tocou no assunto, eu não estou conseguindo compartilhar minha impressora, já tentei de tudo.

      Abraço.

    • Marcelo, o D-Link possui um firewall próprio, ele deve estar configurado para bloquear quase todas as portas. Veja pelo manual do D-Link como acessar sua interface de configuração e tente desativar o firewall e veja se obtem resultado.
      Se ver que é o firewall o problema, depois volte a ativá-lo e configure corretamente quais portas quer que ele libere.

      Abraços

    • Quando eu tinha XP eu já tinha configurado porta pro utorrent. Mas vou dar uma olhada novamente.

      Abraço

    • Ae Galera,

      Tenho 2 dúvidas, espero q alguem possa me ajudar:

      1 – Fiz todo o procedimento acima pra aumentar o limite das conexoes no Windows Vista, tudo certo, mas na alteração do registro, o valor q se coloca no limite de conexoes (na chave TcpNumConnections), tem q ser Hexadecimal ou Decimal? Não ta especificado isso, o padrão é hexadecimal mas creio q o correto seja colocar em decimal…

      2 – Meu bitcomet ta funcionando bem, a velocidade está boa, mas tem um problema… qnd o bitcomet está aberto, ou mesmo depois de fecha-lo, não consigo abrir mais nenhuma página no IE, o eMule não funciona, até os jogos travam. Parece q o bitcomet sobrecarrega a conexão ou bloqueia alguma coisa, não sei. Alguém sabe como resolver isso? (Obs: tb uso um D-Link mas mesmo qnd ligo o modem direto no computador, sem passar pelo roteador, o problema permanece)

      Abraços

    • Rafael, tanto faz você adicionar em Decimal ou em Hexadecimal, é só você escolher a opção. Por exemplo, se você escolher decimal e quer 500 conexões, então digite 500, se quiser em hexadecimal então digite 1F4.

      Sobre o problema do bitcomet pode ser várias coisas, se está consumindo toda sua banda é porque talvez esteja mal configurado e sua taxa de upload está muito alta. Mas o que é mais estranho é travar jogo, não deveria existir nenhuma interferencia.

      Já chegou a testar outros clientes de torrent como o uTorrent ou o Azureus para ver se ocorre esse problema?

      Abraços

    • Ah, foi o que eu quis dizer, em hexadecimal quase ng sabe como são os números… seria melhor lembrar o pessoal disso no tutorial ai de cima.

      A taxa d upload do bitcomet aqui ta limitada em 10kbs, minha conexão aguenta 30 ou mais. Ja olhei todas as configurações, tentei um monte d coisa, mas não deu em nada.

      Os jogos travam só qnd vão acessar a internet, singleplayer não trava. Resumindo, qualquer coisa q va acessar a internet, trava.

      Não testei outros clientes de torrent, prefiro o bitcomet, mas vou tentar outros, se não conseguir arrumar isso em mais algumas tentativas.

      Mas se alguem tiver alguma outra sugestão ae será bem-vinda.

      Valeu Anderson

      Abraços

    • Olá Rafael, blz, vou atualizar o post para deixar isso claro. 😉

      Agora entendi melhor o seu problema. Em geral quando você está fazendo download por torrent em alguns caso o consumo de banda acaba deixando o acesso a página ou outros serviços muito lento, mas para resolver esse problema eu utilizo um software que otimiza o envio e recepção de dados, ele se chama cFosSpeed e é pago, mas você pode expirimentá-lo gratuitamente. Ok?

      Abraços

    • Cara, desisto…

      Tentei usar o Azureus pra ver se melhorava, mas ele nem consegue fazer os downloads, fica em 0, sem contar q o programinha em si é horrivel.
      Baxei o cFosSpeed, n adiantou.
      Instalei o BitComet 0.70 ao inves do q eu estava usando (0.96) porque de acordo com o forum do proprio bitcomet, a 0.70 é a versão menos bugada. O BitComet em si parou d travar o tempo inteiro, mas continuo sem conseguir abrir o IE e etc e a taxa de download ficou bem pior.
      Desabilitei a opção do bitcomet de usar rede/conexao (n me lembro exatamente) DHT, pois de acordo com o forum do bitcomet tb, isso poderia causar o problema. N adiantou.
      Tinha um topico la no forum relativo a exatamente o mesmo problema q estou tendo e ninguem conseguiu dar uma solução, falaram para aumentar o numero do limite de conexões exatamente como explica este tutorial aqui, mas ja fiz isso e não adiantou.
      Meu pai tem Windows Vista 32 bit tambem, com mcafee security center, igual ao meu, e no dele o bitcomet roda perfeitamente, nunca deu nenhum problema, ele nunca precisou mexer em nada.
      Ja fiz de tudo… acho q é problema do Vista mesmo, vou reinstalar o Windows, geralmente funciona. Tenho uma teoria de que o Windos sorteia uma serie de bugs randomicos propositais a cada instalação, pode parecer loucura, mas ja reinstalei Windows 3.11/95/98/XP mais de 60x (literalmente) e essa foi a conclusão a qual eu cheguei.
      Espero não tirar o mesmo bug de novo qnd reinstalar o Vista hahah.

      De qualquer forma, obrigado pela ajuda Anderson.

      Abraços

    • Ae, só pra avisar, caso alguem tenha o mesmo problema…

      Reinstalei o Windows Vista… BitComet ta funcionando perfeitamente, IE junto com ele também, tudo normal.

      Problema resolvido.

      Abraços

    • Correção:

      O problema todo era culpa do Mcafee Security Center, depois q instalei ele voltou tudo… ele instala dezenas de serviços e mais uns 5 programas, cada um com varias configurações, então não sei dizer exatamente O QUE causa o problema, mas, enfim, quem tiver problemas usando programas p2p + security center, desinstala o 2o, pelo menos as partes dele relativas à internet (firewall, spamkiller, etc), deixei só o anti-virus aqui e ta tudo funcionando direito agora.

    • Fala ai Rafael, quer dizer que o Vista era inocente dessa vez? 😀

      Legal, que apesar de todo o trabalho, você tenha conseguido encontrar o problema e ainda compartilhar essa informação aqui com a gente.

      Muito obrigado cara!

      Abraços

    • Olá, queria uma ajuda aqui, utilizo Windows Vista Ultimate e uTorrent. Já realizei todo o procedimento acima inclusive a desintalação da update KB938979, porém não consigui chegar a minha taxa normal de download. Tenho velox de 1 mb econtinuo com a lerdeza nos torrents.
      Alguem pode me ajudar?
    • Irmão, funcionou bem esta dica do Vista! Valeu mesmo!
      Porém gostaria de saber se existe alguma forma no bitcomet 0.96 (o qual eu uso) de configurar aquela status light para green? Antes de eu formatar meu pc no domingo ele funcionava no verde que era uma beleza, com downs de 250Kbs (inclusive cheguei até 300kbs um dia), só que depois de formatar ele nunca mais foi o mesmo =/

      Alguém me ajuda?

      Thank’s!

      Abraço

    • Olá Lucas, não sei se é o teu caso, mas pode ser que a Velox realizar traffic shaping, dá uma olhada neste post: Burlando os bloqueios para BitTorrent
    • Olá Vitor, cara eu não uso o BitComet, mas vou ver se descubro algo.

      Você já tentou utilizar outro cliente, como por exemplo o uTorrent para ver se o problema é realmente com o BitComet ou com o Windows?

      Abraços

    • Gente, também estou precisando duma ajuda.
      Ocorreram dois problemas comigo, o primeiro deles depois de digitar o terceiro comando no prompt
      de comando (netsh int tcp set global autotuninglevel=disable) recebo a seguinte mensagem de falha:
      “Falha na definição do comando global em IPv4 A operação solicitada requer elevação”

      E o segundo, não seria exatamente um “problema” porém só para constar, o valor “TcpNumConnections” já existia. É normal?

      Amplexos

    • ATENÇÃO!!!

      UPDATES que bloqueiam o procedimento:

      KB932596
      KB938979
      KB941649

    • favor atualizar o post com o ultimo update do comment acima
    • ola aqui nao deu certo, e pior, quando reiniciei a internet nao funciona mais!!!

      como faço para desfazer? eu tinha criado uma copia do tpcip.sys por precaucao e ja botei ele de volta. como faço para desfazer o resto????

    • Gui, se você retornou o arquivo original o resto não precisa ser desfeito.

      Veja nos comentários do post, logo acima, quais update do windows vc precisa desistalar para que seu windows funcione com a instalação do patch.

      Abraços

    • Obrigado Flávio, post atualizado 😉

      Abraços

    • Marcelo, está dando essa mensagem porque vc não está executando o comando como Administrador, reveja o post que explica como fazer isso.

      Em relação ao valor “TcpNumConnections” pode ser que já exista, mas pode alterar sem problemas.

      Abraços

    • como posso transformar polegadas em centimetros.Uso o vista en ingles e o office 2007, já fiz todas as configuraçoes possíveis
    • Pessoal eu usei as dicas para dar uma alavancada no meu emule e foi sensacional! Estou com taxas de download que eu nunca tinha conseguido. VALEU!
    • Olá Tiburcindio,

      Você precisar ir no Painel de Controle > Opções regionais e idiomas e então trocar para o Português Brasileiro.

      Abraços

    • Ola Anderson, muito obrigado pelo post seu, mas gostaria muito de uma ajuda sua, eu fiz os exatos passos a cima meu sistema operacional é o Vista Ultimate 64, e ao reiniciar a placa wifi para de funcionar, ja tirei todos updates por vc descrito, e atualziei o driver, ela nao volta a funcionar, vc tem alguma sugestao??
    • Olá. Não estou conseguindo realizar o que se pede no número 7.

      “Clique com botão direito do mouse no painel da direita e escolha a opção “Novo” > “Valor DWORD (32 bits)”. Entre com o nome “TcpNumConnections” (sem aspas).”
      Aparece a seguinte mensagem:Não é possivel criar valor: Erro ao gravar no registro.
      Alguém me ajuda por favor.

    • to com problemas, tenho windows vista x64, instalei tudo certinho, inclusive testei o autopatch, mais o arquivo q instala no pc n funciona. ja desistalei as 3 atualizações e nda :/
    • n consigo jogar poker online na bwin, quanto tento entrar diz-me ” problemas com servidor ou está protegido por uma firewall…!! Alguém pode ajudar-me?
      O meu sistema é o win vista home edition..
      Obrigado
    • Eai blz
      o cara fiz refiz todos os passos mas ñ consigo colocar ao arquivo na pasta driver lah assima sitado…ja reiniciei em modo de segurança e tentei joga assim mas ñ consigo tem algum outro jeito de colocar a e tmbm to com um problema minha internet é adsl de 1mega mas ela fica caindo mas ñ é o moden nem a net é o windows vista ultimate que eu tenho fica sei lah o q fazendo e tem vez que ñ da pra abrir nada nem a pagina da google e se coloca pra baixa alguma coisa no fdm por torrent ou outro ñ abre nada e pra resolver o problema eu fico ou desativando a conexão e ativando ou reeinstalo o drive da saida de rede cara me ajude ta muito ruim fica fazendo isso umas 30 vezes ao dia a e nem pensa em entrar no msn ñ meche em nada….me ajude….
    • Como eu desfaço as alteraçoes? piorou aqui =/ meu upload chegava a 60k mas meu dl nao passava dos 25k
      agora meu upload e download nao passam de 10k no uTorrent.. ajuda plz
    • It’s very, very good information. Vista=RULES!!!
    • Ola boa noite!!!
      depois que fiz o procedimento acima,
      meu notebook nao liga mais, fica aparecendo uma tela azul..
      o que pode ser??

      obrigado!

    • Jardel, se você fez o backup do tcpip.sys, recupere ele. Caso não, você utilizar dar o boot pelo DVD de instalação e realizar a recuperação do sistema.

      Abraços

    • Quando eu executo o segundo comando:
      icacls c:\windows\system32\drivers\tcpip.sys /G Thiago e Camila:F

      Aparece assim:
      Parâmetro inválido “/G”

      Alguém sabe o q pode ser isso?

    • fala anderson

      intaum cara o meu problema realmente tem sido a lentidão, é raro meus downloads passarem dos 40 kbps (sendo q minha net eh de 2 megas virtua e os torrents possuem CENTENAS de seeds e alguns mais de mil peers). jah tentei liberar as portas no modem, porem nao senti diferenca.
      ai encontrei o seu tutorial e o testei inclusive com o AutoPatch, em ambos, apos reiniciar o windows nao inicia e “pisca” uma tela azul, e entao o pc reboota e inicio uma recuperação que soh funciona com o System Restore.

      gostaria de uma ajudinha c possivel, hoje consegui fazer um torrent baixar a quase 100kbps, porem nao durou mto tempo e meu download maximo seria 250kb.

      meu OS eh Vista Home Premium 32 bits

      agradeco

    • 250kbps ( download maximo com o virtua 2 mega)
    • nao consegui de forma alguma substituir o arquivo tcpip.sys, mesmo no modo de segurança. alguma dica?

    Deixe uma resposta