Os grandes clones do Digg
Muito de seus clones possuem diversas melhorias, alguns unem funcionalidades do Digg e Del.icio.us, outros utilizando ranqueamento automáticos baseado nas visualizações dos conteúdos, e outros surpreendem pelo número de usuários.
Conheça um pouco mais cada um deles:
BlinkList
O BlinkList mistura funcionalidade do Del.icio.us e o Digg, além de um serviço de página inicial personalizada. Ele guarda site favoritos como o Del.icio.us, e sua página inicial funciona como a do Digg, mostrando os sites mais indicados pelos usuários. É possível baixar, no site do BlinkList, uma ferramentas para facilitar a entradas de novos links no serviço.
ClipMarks
O Clipmarks permite os usuários compartilhar as melhores partes das webpages, isso inclui textos, imagens e vídeos. Através de um plugin, você pode marcar os conteúdos e submeter para o site do ClipMarks ou diretamente para seu Blog. Os clips são ranqueados conforme a quantidade submissões que os usuários da comunidade realizam.
CoRank
Enquanto o Digg promove as histórias na página principal, baseado nos votos da comunidade, o que acaba gerando certa “poluição” para os usuários com interesses diferentes, o CoRank permite visualizar todos as histórias submetidas ou filtrar por assunto, exibindo na página principal somente as histórias mais votados de interesse do usuário.
Netscape
O Netscape possui o mesmo modelo de negócio do Digg, mas além do conteúdo postados pelos usuários cadastrados, existe uma equipe própria da Netscape, que posta conteúdos e mantém o serviço livre de spam.
Newsvine
No Newsvine, todo o conteúdo dos artigos escritos fica armazenado em seu site, não permitindo apenas postar links. Também implementa um controle de qualidade, somente permitindo que os usuários votem em artigos de outro usuário ou da imprensa associada. O Newsvine compartilha 90% de todo o rendimento gerado por propagandas com os usuários. Os usuários podem também personalizar seus feeds.
OpenServing
OpenServing é um produto da Wikia, sendo uma versão opensource do BlinkList. O conceito é o mesmo, uma página pessoal de links, democraticamente ranqueado pelos usuários, porém é permitido que os usuário insiram suas próprias propagandas.
Reddit
Os ranques do Reddit são baseados em voto absoluto (+1 para hot “quente” , -1 para cold “frio”), permitindo que uma história pode subir ou descer no “top page” do Reddit, ao invés de ser enterrado para sempre. Nesse tipo de sistema de votação, o “top page” também pode acabar estagnado. Outro grande diferencial é a página de artigos recomendando, o qual sugere links com base no seu sistema de votação.
Spotback
Criado por uma empresa israelense, o Spotback é uma alternativa automatizada do Digg, ele possui a mesma filosofia do Newsvine, porém possui fortes recursos de personalização, objetivando principalmente o conforto do leitor e a segmentação das informações. Quando se vota positivamente em um artigo, o Spotback revela o seguinte artigo mais relevante. Ele foi desenvolvido para aprender de forma rápida os interesses de cada usuário, analisando como os leitores classificam as notícias e como eles interagem com elas. Para votar no Spotback, não é necessário estar cadastrado.
Spotplex
O Spotplex automaticamente submete histórias dos blogs que inserem seu código javascript. Na página principal do Spotplex é exibida da lista das histórias mais populares, ranqueadas com base no número de visualizações que o artigo gerou.
StumbleUpon
StumbleUpon fornece uma experiência diferente aos usuários ao explorar links. Você utiliza uma barra de ferramentas (Firefox ou IE) para submeter tags e para votar nos links. Você poderá fazer uso de recursos como bookmark, conhecer pessoas e conteúdos interessantes em uma extensa rede de relacionamentos, que já conta com diversos brasileiros. O StumbleUpon tem surpreendido pelo grande número de usuários, já ultrapassando os 2 milhões.
Fonte: TechCrunch
- março 20, 2007
- por Anderson
- 6 comentários
6 Comentários para “Os grandes clones do Digg”
21 de março de 2007 às 0:00
valeuz…
22 de março de 2007 às 10:33
No blog do Ricardo Alamino (http://www.ricardoalamino.com), ele escreveu sobre os clones nacionais e portugueses, o infoblogs está lá tbem.
Obrigado pelo comentário.
Abraços
17 de março de 2009 às 6:19
Deixe uma resposta