Google recomenda Firefox, Mozilla recomenda Adblock Plus

Todos sabem que o Google e a fundação Mozilla são grandes parceiros, porém existe algo muito curioso nessa parceria. Mas o que tem de tão curiosos assim nisso?

Como conhecido pelos bloggers, o Google paga $1 (um dólar) para cada download do Firefox realizado (através das referências do Google Adsense) e os engenheiros do Google escrevem diversas extensões para o Firefox, como por exemplo, o Google Toolbar, Google Notebook, Browser Sync e Blogger Web Comments.

O Google também paga milhões de dólars todo ano para a fundação Mozilla devido aos cliques nas propagandas exibidas nas buscas realizadas usando o Firefox (veja a identificação que é exibida na barra de endereço após realizar um busca: client=firefox-a).

Apesar de tudo isso, na lista dos add-ons mais recomendandos pela fundação Mozilla, é apresentado o Adblock Plus, que nada mais é do que um plugin de 215 KB que ao ser instalado ao Firefox, promete bloquear 99% das propagandas web. Mas isso não é nada bom para as economias do Google (e nem para quem utiliza as publicidades como renda principal ou secundária).

Quanto mais cresce o número de usuários do Firefox, mas propagandas serão bloqueadas. O interessante é a fundação Mozilla recomendar um plugin que prejudica a renda de seu parceiro e a sua própria.

O que você acha disso, será que o Google está “dormindo com o inimigo”, ou isso não representa risco para a parceria?

Fonte: Digital Inspiration



Últimos tweets

    Artigos similares

    1 Comentário para “Google recomenda Firefox, Mozilla recomenda Adblock Plus”

    • o que vai acontecer a fundacao
      mozila. sao duas oportunidades
      1- e ser comprada pela google.
      2-e ser comprada pela microsoft.
      euma treceira oportunidade muito remota a propria fundacao andar ao deus de ara sem ninguem que lhe finance o projecto.
      ai ia ser mau para todo o mundo que usa o firefos e outro produtos da fundancao mozila

    Deixe uma resposta