Melhorando o desempenho do Windows Vista nas operações com arquivos

Windows Vista LogoA maioria dos usuários do Windows Vista percebeu uma grande lentidão para copiar, mover e excluir arquivos, ficando uma irritante mensagem de “Calculando tempo restante” durante a realização dessas operações. O problema é mais grave nas cópias e movimentações de arquivos grandes em rede, sendo exibida a odiada mensagem por um tempo insuportável até para os mais pacientes.

Alguns leitores do Led Nerd pediram algumas dicas para tentar resolver essa lentidão, selecionei algumas que testei e encaminhei para os leitores, que também realizaram e tiveram sucesso. Agora compartilho as dicas com todos os nossos leitores.

Vamos aos passos! Eles estão classificados em Essenciais para os que obrigatoriamente devem ser realizados para se obter uma melhora significativa e Opcionais para recursos que podem ajudar no desempenho.

Essenciais:

1. O Vista apresenta um bug que pode ser corrigido com um patch, que pelas informações que tenho, não está aberto a todos. Pode até ser que esse bug já tenha sido corrigido pelo Windows Update, mas na dúvida, faça o download pelos links abaixo de acordo com sua versão de Windows e execute-o:

Patch para Vista 32 bits
Patch para Vista 64 bits

2. Por padrão, existe um recurso ativo que calcula a diferença entre objetos em uma rede de banda mínima, porém, esse recurso é um dos grandes vilões da história, então vamos desativá-lo. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Programas e Recursos > Ativar ou desativar recursos do Windows > desmarque Compactação Diferencial Remota > cliquem em Ok.

Painel de Controle

Programas e Recursos

Recursos do Windows

Opcionais:

3. O Vista possui um recurso de indexação de arquivos que aumenta a velocidade de suas pesquisas, porém, além de consumir memória, também é mais uma operação realizada quando se manipula arquivos. Se você não faz questão desse recurso, então desative-o: Vá em Iniciar > na caixa de pesquisa escreva Services.msc e pressione Enter > Selecione o serviço Windows Search > clique com o botão direito do mouse > selecione Propriedades > Na caixa Tipo de inicialização selecione Desativado > pressione Ok.

Caixa de Pesquisa

Serviços

Propriedades do serviço

4. Ative o recurso existente no Vista para melhorar o desempenho do Hard Disk.

Resultado: Você perceberá que copiar, mover e excluir arquivos em um mesmo Disco, será praticamente instantâneo, porém, se você mover ou copiar arquivos muito grandes entre Discos ou rede, ainda vai aparecer a mensagem “Calculando tempo restante”, mas perceberá que estará bem mais rápido.

Realize as configurações por sua própria conta e risco. 😉



Últimos tweets

    Artigos similares

    42 Comentários para “Melhorando o desempenho do Windows Vista nas operações com arquivos”

    • Valeu pelo Patch, Funciona mesmo!
    • Excelentes dicas. Não conhecia seu trabalho. Parabéns. Vou adicioná-lo ao meu blogroll

      Abraços
      João S. Magalhães
      Jornalista
      MTb 8652
      Editor (licenciado) de Tecnologia
      do Portal do Estadão

      http://www.reporternet.jor.br

    • Olá João, muito obrigado, é uma honra receber um elogio seu. O seu trabalho também é muito bom, parabéns!

      Te adicionei ao meu blogroll e no favoritos do blogblogs.

      Forte abraço.

    • bem, eu comprei um pc novo, com o sistema windows Vista, mas ele está um pouco lento, pois só tem 512 mb de memória RAM, e alguns amigos me falaram que o minimo nescessário é 1024.
      mas eles me falaram que algumas coisas podem ser feitas para melhorar o desempenho, por exempolo, em um jogo que eu instalei e está lento
      alguem me ajuda ?
    • Socorro, já fiz tudo como foi dito em cima,e instalei o patch mas não mudou nada. Pra mover um arquivo de 20mb no mesmo disco demora uma eternidade. Já não sei mais o que fazer!!!!!!
    • Olá David, tente refazer os passos e verifique se em nenhum dele ocorreu algum problema. É muito estranho não ter funcionando, principalmente se você executou os passos 1 e 2.

      Várias pessoas realizaram esses passos e conseguiram ver uma grande melhora. No meu caso por exemplo, para mover um arquivos, mesmo que grande é praticamente instantâneo e para copiar um arquivos de 700 MB não levo nem 30 segundos.

      Claro que tem alguns fatores que ajudam, por exemplo o tipo de HD, no meu caso um SATA.

      []s

    • Olá Daniel, para o Vista rodar legal, o ideal é 1 GB de RAM, existem algumas configurações que você pode realizar para diminuir efeitos gráfico, desabilitar serviços, etc que ajudam a economizar alguma memória, mas milagres não existe. Na INFOEXAME desse mês foram publicadas algumas dicas básicas que você poderia usar.

      Se você está usando para jogo, principalmente se for 3D, outra coisa muito importante para ele rodar legal é uma placa aceleradora gráfica.

      []s

    • Opa o patch nao funcionou no meu pc nem um nem outro. Tenho o windows vista home premium 32 bits e qdo tempo instalar a patch fala que nao pode aplicar no meu computador, lembrando windows vista em ingles.
    • Oi Raul,

      Está conseguindo executar o patch como administrador?
      Caso não esteja conseguindo, apenas faça as demais configurações que haverá melhoras e aguarde mais um pouco que a Microsoft vai liberar o service pack do Vista, ai esse patch para este problema estará incluso. Ok?

      Abraços

    • Raul,

      Tem 2 novos patchs que haviam vazado na semana passada, mas que agora a microsoft oficializou:

      Desempenho

      Confiabilidade

      Tente eles.

      Abraços

    • Obrigado pelas dicas ai Anderson e desculpa pelo mal entendido.

      Qto aos patchs eu acho que já instalei estes patchs, estás dicas do lerdnet já fiz todas e melhoraram bem a performance sim, também já ajustei o número de conexões P2P e estou fazendo download na média de 60 kb torrent e creio que isso seja muito bom para um conexão de 500k de speedy power…lembrando ainda que tenho um roteador link-sys no meio do caminho heheh…..
      Já pensei em colocar o win XP porém vi que vários drivers não são reconhecidos pelo note da HP então já mudei de idéia….ridículo isso que a HP faz para forçar a usar o Win Vista, mas com certeza a microsoft deve estar pagando bastante para eles.

      Grato…

    • Olá Raul, sem problemas.

      Até que a taxa está boa para um conexão de 500K ainda mais com um roteador no caminho.

      Cara, isso é uma verdadeira sacanagem mesmo, com esses acordos quem sempre sai prejudicados somo nós.

      Bom, agradeço pela visita e boa sorte com sua máquina.

      Abraços

    • Olá!
      Parabéns pelo tutorial.
      Já implantei no meu pc e observei a melhora na performance.

      Há algum bug no meu Vista que tem me deixado louco tentando contornar. Quando tento copiar arquivos grandes do meu pendrive para o HD, no meio da operação o Vista apresenta uma mensagem dizendo que não há memória para continuar a operação.
      Mas que memoória? Ram? Estou monitorando e sempre fica 40% livre. HD? tem mais de 50% livre.
      Ainda não achei nada sobre isto pela net…

      []s!

    • Olá Doctor, obrigado pelo comentário.

      Realmente essa mensagem é estranha, fica dificil dizer o que é, mas tente algumas coisinhas:
      – vá no windows explorer > vá na propriedades da unidade do pendrive > vá até a aba “Ready Boost”. Veja o quanto de espaço está alocado para o Windows, se tiver algum tente zerar.
      – Instale os patchs:
      Desempenho
      Confiabilidade

      Tente isso e depois me diga se deu certo.

      Abraço

    • Rapaz,

      Eu definitivamente adorei o seu site!!! Além de tudo o que você publica aqui me interessar, você ainda retorna os comentários!

      Obrigado pela atenção!

      Eu instalei todos os patchs que soltaram dia 14. Também instalei um programa chamado TeraCopy, que em tese, cria um buffer para dinamizar a transferência.

      A velocidade das transferências de arquivos com as suas dicas, patchs e com o TeraCopy aumentaram consideravelmente!!!

      Ainda não testei outra vez transferir arquivos grandes do pendrive. Uma pasta contendo 500 megas de MP3 era suficiente para acontecer o BUG que eu relatei. Hoje de noite eu tento e posto outro comentário aqui.

      Eu também identifiquei um problema com o pacth KB937143 que também estava no pacote do dia 14. É uma atualização de segurança para o IE, mas meu IE simplesmente não consegue abrir site nenhum com este patch instalado. Removi ele, e o IE voltou a funcionar à contento. Estranho, né? Pior é que eu não encontrei mais ninguém reclamando sobre isto…
      Ah.. O Windows update voltou a instalar sozinho este patch, e o IE parou de novo 😛
      Como eu uso preferencialmente o firefox, não estou ligando muito para isto, mas…

    • Olá Doctor, muito obrigado pelo elogio, são esses tipos de comentários que me faz seguir em frente com esse projeto. 😀

      Realmente é muito estranho esse patch ter causado esse problema no IE, o meu aqui funcionou perfeitamente após a atualização. Tente aguardar o SP1 do Vista, quem sabe isso não seja resolvido com ele. Mas a melhor coisa que vc fez foi utilizar o Firefox. 😉

      Bom, depois me diga se o seu problema com o pen-drive foi resolvido.

      Forte abraço

    • ola bom dia meu windows vista e o ultimate em ingles minha maquina e uma 1.7 centrino e 512ddr2 a memoria ,qualquer coisa que tentava transferir ou deletar sempre dava o tempo estimado acabei de fazer isso e agora deleto e transfiro qualquer coisa no pc e nao da mais aquele tempo, interessante seu trabalho continue assim obrigado abrass
    • Olá Daniel, fico feliz que tenha ajudado. Muito obrigado pela visita e pelo elogio.

      Abraços

    • Essa droga de “windows search” consome 50 % do meu cpu!!!
    • Meus arquivos demoram um século pra ser deletado ou renomeado; que bosta!!!
    • Iere, você pode desativar o windows search, ele realmente consome um pouco de cpu.

      Sobre o arquivos, se você seguir os passos de post vai ter uma boa melhora, mas não dá pra fazer milagre, a velocidade do seu HD pode influenciar tbem.

      Abraços

    • O meu problema é o seguinte:
      Queria saber se tem como eu melhorar de alguma forma o desepenho do meu computador em um jogo q não exije muto do do computador (tibia)
      Quando instalei o win vista notei muita diferença no depenho pra pior.
      Espero uma mensagem sua
    • Olá Alison,

      Realmente com o Windows Vista você pode acabar tendo problema de desempenho em alguns jogos e aplicações, em geral você precisar esperar que o jogo ou aplicação lance um aplicação totalmente compatível com o Vista.

      Está para ser lançado o SP1 do Vista em português, ele promete várias melhorias de desempenho, mas só quando sair para realmente saber se vai funcionar para o seu problema.

      Caso eu descubra mais alguma informação, te envio.

      Abraços

    • É o seguinte…
      Tenho um HP a6125br
      AMD athlon 64×2 dual core3600
      512MB DDR2 667,HD 250GB 7200rpm serial ata

      Porem o S.O é windows vista… e tá muito lento.Tava pensando em aumentar a memória pra uns 2GB pra ver se melhora,mas não sei se a máquina aguenta…

      aguardo retorno…

    • Cara, tudo indica que sua máquina aguenta tranquilho, você precisa verificar sua placa mãe, o quanto ela permite.

      Abraços

    • I’m very gateful to you, I realy like your job, congratulation.
    • I want said “grateful” not gateful.
    • como posso fazer para desbloquear os javascript eles bloqueados empendem com que eu abra a hotmail quando estou navegando?
    • Anderson,
      Tente instalar os patchs mas deu o seguinte erro:
      O instalador encontrou um erro:0x80070002
      O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

      Pode me ajudar ?

    • Excelente artigo, muito bom para aumentar a velocidade no Windows Vista em operações com arquivos.

      leonardo da Costa Santos
      Artware Criação de Sites e Sistemas
      Site: http://www.artware.com.br

    • Recebo oferta de atualização do windows vista service pack 1 (KB936330) windows update.
      mas as atualizações não são instaladas, já fiz de tudo, já renomeie arquivo…
      tentei fazer o download mas
      depois de 1 hora e pouco novamente o erro 80070002, quando já estava terminando de instalar, se você puder me orientar de como proceder nesse caso, agradeço muito,
      grata
      abrçs
      Eliana
    • meu notbook quando vou instalar um jogo não instala o que devo fazer?
    • Oi Alexandre, especifique para nós que tipo de erro ou mensagem apareçe quando vç tenta instalar os jogos, provavelmente seu notebook não tem os requisitos para o jogo ou o sistema operacional não é compatível. Abraço!
    • não concegui achar o Patch para Vista 32 bits
    • CARA!!!!! O VISTA ELE É LENTO ANTOS QUANDO NÃO TINHA O WIN 7 EU SOH USAVA O XP.
      MAS O VISTA TEM COMO DAR UMAS MELHORADAS COM ALGUMS PROGAMINHAS SOH QUE MESMO ASSIM NÃO FICA AQUELE DESEMPENHO BOM SAKAM!!!! COLOQUEM WIN 7 OU ATE O XP MESMO…. SÃO OS MELHORES SISTEMAS OPERACIONAIS……
    • Bom Dia!

      Por favor me passem um local para fazer o download desses patchs tenho o win vista 32 bits.

      Preciso urgente desse site para baixar estes patchs!

      POR FAVOR!
      POR FAVOR!
      POR FAVOR!
      POR FAVOR!.
      POR FAVOR!
      POR FAVOR!
      POR FAVOR!
      POR FAVOR!

    Deixe uma resposta