Diversão e navegação segura para crianças, com Firefox e Glubble

glubble_logo.jpgGlubble é uma fantástica extensão para Firefox criada pela empresa Glaxstar, que permite os pais definirem o que as crianças podem acessar, livrando-as de conteúdos pornográficos e violentos, o que hoje são facilmente encontrados na Internet, até mesmo em inocentes pesquisas em site de busca, esses conteúdos podem aparecer.

Na primeira vez que o Glubble é executado, será solicitado username e uma senha para criação de uma conta para os pais ou “guardião” e uma senha individual para a conta de cada criança, que não poderá ser alteradas por elas.

Quando você iniciar o Firefox será exibida uma colorida tela, dizendo que o Firefox está bloqueado, você precisará selecionar um usuário para iniciar.

Glubble - Tela 1

Após a criança selecionar seu username, o Firefox será rapidamente reiniciado com uma interface modificada, utilizando o tema do Glubble e uma interessante Start Page, com links e thumbnails de todos os sites autorizados. O Glubble também possui uma longa lista de sites pré-autorizados, que você poderá editar. Também possui uma caixa de busca para o Yahoo! e Google, porém as buscas são limitadas apenas a site com conteúdo seguro (“white sites”).

Glubble - Tela 2

Se a crianças tentar acessar qualquer site além dos autorizados, será exibida uma mensagem de acesso negado e a opção de solicitar autorização de acesso para o controlador. A requisição é enviada por e-mail para o controlador selecionado, que ao iniciar o Firefox, terá a opção de permitir o rejeitar.

Glubble - Tela 3

Outro grande recurso, é a possibilidade de distribuir autorização para amigos e parentes que você confia, adicionando-os como ajudantes. Você sempre saberá quem autorizou o que.

Os pais terão a interface normal do Firefox, apenas com um botão que permite adicionar a página corrente à lista de páginas confiáveis (“white list”).

Glubble - Tela 4

É claro que você também precisa desabilitar qualquer outro navegador e permitir o acesso ao sistema operacional por uma conta restrita, senão logo as crianças já estarão burlando o Glubble.

Se você possui filhos ou cuida do laboratório de informática de alguma escola infantil, sem dúvida o Glubble é uma excelente opção.

Disponível para Windows, Linux e Mac OS X

Glubble - Download

Fonte: Mozilla Links



Últimos tweets

    Artigos similares

    20 Comentários para “Diversão e navegação segura para crianças, com Firefox e Glubble”

    • Muito boa essa idéia!
      Para quem administra um laboratório de informática voltado para crianças é mesmo uma beleza.
      A internet não é um lugar nenhum pouco seguro pra se deixar uma criança navegando sozinha. Já tive umas experiências terríveis com algumas buscas que elas fizam no Google… rs
      Vou testar o mais breve possível! 🙂
    • excelente dica.

      vou instalar isso aqui e ver como bloquear o IEca.

    • hahahah IEca foi boa!

      Obrigado pelo comentário,

      []s

    • Por isso que sempre falo. VIVA LA FOX 😀
    • Muito boa a dica, mas gostaria de saber se tem uma versão em português. A maioria das crianças possui certa dificuldade em navegar. Sendo em inglês isso piora bastante.

      Obrigado.

    • Olá William,

      Infelizmente ainda só está disponível em inglês, mas creio que seja uma questão de tempo até disponibilizarem para outros idiomas.

      Abraço

    • Valeu Anderson,

      Outra dúvida é quanto ao cadastro de usuários. Eu cadastrei apenas minha filha e eu. Queria incluir minha esposa após ter feito todas essas configurações, mas não sei como voltar àquela tela inicial. Sabe o que devo fazer? Desculpe incomodá-lo com isso e obrigado.

    • Ops… desculpe o mal jeito. Só agora notei que a barra de menu passou a conter a opção glubber. Basta clicar nele e depois em “Manager Members” que vai pra tela de inclusão/exclusão de membros. Obrigado e desculpe.
    • Olá William, se vc achou blz. Fique a vontade para perguntar, isso não é nenhum incomodo.

      O objetivo deste blog é justamente compartilhar informações e ajudar as pessoas.

      Abraços e obrigado pela visita.

    • Instalei conforme manda o roteiro
      e para entrar no adm, pede senha e aparece um aviso dizendo que a conta esta bloqueada:
      ” the account you are trying to log into is blocked”

      O que fazer para desbloquear a conta e consequentemente o Firefox?

    • Roberto, a primeira vez que você abrir o Firefox após a instalação, você precisará criar um conta. Você já fez isso?

      Abraços

    • Já abri a conta, usuário e senha.
      No final, quando aparece a mensagem do Firefox “locked” ao clicar no usuário q criei e ao digitar a senha vem o aviso de q a conta está bloqueada…
    • Caro Anderson,

      Tive de tomar uma decisão drástica.

      http://www.glubble.com/help/?q=node/46#comment-85

      Promovi uma eliminação do Glubble definitivamente.
      Sou usuário Linux – Ubuntu 7.04

      De qualquer forma, agradeço a atenção.

      Abraço

    Deixe uma resposta