Consumo anormal de espaço livre em disco no Windows Vista

Windows Vista LogoO seu Windows Vista está rodando normalmente, sem tela azul, sem erros, tudo parece estar funcionando bem, entretanto o espaço disponível em disco está simplesmente reduzindo dia-a-dia, mesmo você não realizando download de arquivos grandes, nem compartilhando ou transferindo arquivo via torrent, p2p, etc, enfim qualquer coisa que possa estar consumindo o espaço livre em disco.

Para piorar, você já deletou vários arquivos grandes, executou a limpeza de disco para apagar arquivos temporários, páginas off-line, arquivos de hibernação, arquivos da lixeira, log de instalação, thumbnails, etc, e o espaço livre continua diminuindo de forma anormal.

Este sintoma é provavelmente causado pelo o uso do espaço em disco pelo Sistema de Restauração e Versões anteriores (conhecido como Cópia de Sombra de Volume). Por padrão, o Windows Vista aloca 15% do tamanho total do disco ou 30% do espaço livre para o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra, mas às vezes, ele define incorretamente esse valor para UNBOUNDED (sem limite), permitindo que Cópia de Sombra de Volume, utilize todo o espaço disponível em disco. Para verificar qual o limite definido para seu disco, digite no prompt como Administrador: vssadmin List ShadowStorage

List ShadowStore

Para resolver esse problema, o ideal é redefinir o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra, ou desativar o serviço de Cópia de Sombra de Volume:

Redefinindo o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra

1. Abra o prompt de comando como Administrador, para isso vá em Iniciar > na caixa de pesquisa escreva CMD > pressione CTRL+SHIFT+ENTER

2. Digite vssadmin Resize ShadowStorage /On=C: /For=C: /MaxSize=10GB e pressione Enter

3. Se você fez tudo correto será a exibida a mensagem de sucesso: Associação de armazenamento de cópias de sombra redimensionada com êxito

Neste exemplo estou definindo o tamanho máximo para 10GB, mas você pode definir para o tamanho que desejar. Para saber mais detalhe sobre a sintaxe do utilitário vssadmin, digite: vssadmin /?

Desativando o serviço Cópia de Sombra de Volume

1. Vá em Iniciar > na caixa de pesquisa escreva Services.msc e pressione Enter

Caixa de Pesquisa

2. Selecione o serviço Cópia de Sombra de Volume > clique com o botão direito do mouse > selecione Propriedades

Propriedade Cópia de Sombra de Volume

3. Na caixa Tipo de inicialização selecione Desativado > pressione Ok

Propriedade Cópia de Sombra de Volume - Tipo de inicialização

Fonte: My Digital Life



Últimos tweets

    Artigos similares

    53 Comentários para “Consumo anormal de espaço livre em disco no Windows Vista”

    • oi, se eu desactivar as cópias sombra vou deixar de conseguir fazer cópias de segurança?
    • Boa tarde pessoal! Não sei mais o que fazer, o HD do meu notebook tem capacidade de 250 GB, sendo dividido em: OS (C) = 105 GB livres de 222 GB e Recovery (E) = 4,30 livres de 9,99 BG. Como continuo recebendo a mensagem de espaço insuficiente em disco? Espaço de armazenamento de cópia de sombra usado 3.638 GB, espaço de armazenamento de cópia de sombra alocado 4.395 GB e espaço máximo de armazenamento de cópia de sombra 33.422 GB.
    • Você vai ter que desabilitar o backup automático do windows 7. Sugestão reparticiona seu hd

    Deixe uma resposta