Consumo anormal de espaço livre em disco no Windows Vista

Windows Vista LogoO seu Windows Vista está rodando normalmente, sem tela azul, sem erros, tudo parece estar funcionando bem, entretanto o espaço disponível em disco está simplesmente reduzindo dia-a-dia, mesmo você não realizando download de arquivos grandes, nem compartilhando ou transferindo arquivo via torrent, p2p, etc, enfim qualquer coisa que possa estar consumindo o espaço livre em disco.

Para piorar, você já deletou vários arquivos grandes, executou a limpeza de disco para apagar arquivos temporários, páginas off-line, arquivos de hibernação, arquivos da lixeira, log de instalação, thumbnails, etc, e o espaço livre continua diminuindo de forma anormal.

Este sintoma é provavelmente causado pelo o uso do espaço em disco pelo Sistema de Restauração e Versões anteriores (conhecido como Cópia de Sombra de Volume). Por padrão, o Windows Vista aloca 15% do tamanho total do disco ou 30% do espaço livre para o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra, mas às vezes, ele define incorretamente esse valor para UNBOUNDED (sem limite), permitindo que Cópia de Sombra de Volume, utilize todo o espaço disponível em disco. Para verificar qual o limite definido para seu disco, digite no prompt como Administrador: vssadmin List ShadowStorage

List ShadowStore

Para resolver esse problema, o ideal é redefinir o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra, ou desativar o serviço de Cópia de Sombra de Volume:

Redefinindo o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra

1. Abra o prompt de comando como Administrador, para isso vá em Iniciar > na caixa de pesquisa escreva CMD > pressione CTRL+SHIFT+ENTER

2. Digite vssadmin Resize ShadowStorage /On=C: /For=C: /MaxSize=10GB e pressione Enter

3. Se você fez tudo correto será a exibida a mensagem de sucesso: Associação de armazenamento de cópias de sombra redimensionada com êxito

Neste exemplo estou definindo o tamanho máximo para 10GB, mas você pode definir para o tamanho que desejar. Para saber mais detalhe sobre a sintaxe do utilitário vssadmin, digite: vssadmin /?

Desativando o serviço Cópia de Sombra de Volume

1. Vá em Iniciar > na caixa de pesquisa escreva Services.msc e pressione Enter

Caixa de Pesquisa

2. Selecione o serviço Cópia de Sombra de Volume > clique com o botão direito do mouse > selecione Propriedades

Propriedade Cópia de Sombra de Volume

3. Na caixa Tipo de inicialização selecione Desativado > pressione Ok

Propriedade Cópia de Sombra de Volume - Tipo de inicialização

Fonte: My Digital Life



Últimos tweets

    Artigos similares

    53 Comentários para “Consumo anormal de espaço livre em disco no Windows Vista”

    • onde tem um campo Contato, preciso falar contigo camarada, abraço!
    • Ótima dica. Acabei de utiliza-la, muito boa mesmo, estava ficando preocupado com esse problema. Eu me recordo que no meu Windows Millenium, eu tive um problema parecido com uma pasta do Windows que adicionava um cópia de tudo que eu instalava no pc, e eu não conseguia deletar nada dela. Acabei tendo que formatar o pc, e mudando a versão do Windows(tem anos isso hehe).
      Mais uma vez, obrigado pela dica!
    • Olá André, eu lembro do Millenium… esse Windows deu trabalho heheheh Ainda bem que muita coisa evoluiu!

      Obrigado, legal ver que as dicas estão ajudando.

      Abraços

    • Belo post! Ainda bem que eu tô mudando pro Ubuntu. 🙂

      Venho acompanhando o LedNerd a um tempo e gostaria de saber se você tá afim de trocar links. Qualquer coisa é só enviar um email!

      Um abraço! 😀

    • Fala ai Pedro, blz?

      heheh apesar do Windows dar sua mancadas eu acho legal usar ele, assim como vale a pena usar qualquer distro Linux, é mais uma tecnologia para ficar antenado.

      Valeu Pedro, eu também já conhecia o seu blog, é muito legal, será uma honra trocar link com você. Já estou te adicionando! 😀

      Abraços

    • Fiz todos os passos indicado mas nao consegui fazer pelo dos, e pelo outro jeito vou ficar sem a restauraçao do sistema , se alguem puder me dar uma ajuda desde ja eu agradeço.
    • Ricardo,

      Para executar os comandos pelo prompt de comando, você precisa abri-lo como Administrador. Você tem certeza que está fazendo isso?

      Abraço

    • Entao fiz tudo certo so que o sistema nao reconhece os comandos que forarm indicados , meu vista e o ultimate mais acho que e igual aos outros , se puder me mandar do comeco tudo que tem que digitar no comando eu agradeco , meu windows ja me comeu mais de 20 gigas de espaco , do jeito que esta no site nao esta rolando, obrigado pela atencao.
    • Ricardo,

      Meu vista também é o Ultimate e funciona normalmente, nas você precisa abrir o prompt como Administrador, para isso vá no menu inicar e na caixa de pesquisa escreva CMD em seguida pressione CTRL + SHIFT + ENTER

      No prompt escreva o comando abaixo e pressione ENTER:

      vssadmin Resize ShadowStorage /On=C: /For=C: /MaxSize=10GB

      Mas cuidado, você precisa ter certeza que o problema para o seu consumo de espaço é justamente o explicado neste post, para ter certeza, você precisa digitar o comando abaixo e verificar se aparece a palavra UNBOUNDED:

      vssadmin List ShadowStorage

      Ok?

      Abraço

    • Não consegui executar os comandos do artigo. No prompt aparece como comando invalido.
      E agora?
    • Olá Anderson, esse comando é para apenas para o Windows Vista. Você está usando ele, certo?

      Você precisar estar execuntando como administrador. Verifique se está executando o comando corretamente:

      vssadmin List ShadowStorage

      Abraço

    • Valeu pela dica!
      Tava quebrando a cabeça pra saber onde estava indo 22 GB de espaço do meu disco… hehe

      abração!

    • Imagina, as ordens! 😉

      Abraços

    • Valeu mesmo tava já querendo voltar para o XP mesmo meu vista ser original, porem no começo do seu informe tive problemas como o amigo estava referindo não reconhecendo os comandos, ai pensei em ir até em: Painél de controle>contas de usuários>ativar ou desativar contas de usuários então vc desativa e renicia o Windows que ai vc consiguirá realizar a configuração. Espero que ajude!
    • Oi, valeu pela dica, mas ainda tenho alguma dúvidas.
      No meu pc a palavra UNBOUNDED não aparecia mas estava setado para capacdade máxmia 22Gb que é a quantidade de espaço que “sumiu” do meu disco rígido, destivei o Shadows Storage, mas não recuperei o meu espaço em disco. Tem alguma maneira de ter esse espaço de volta? Notei que logo após instalar o SP meu espaço voltou, mas uma semana depois lá se foram 20 GB. Se tiver alguma idéia agradeço!
    • Olá Andrês,

      Execute o comando acima para redimensinar e defina o tamanho como 0 (zero) e veja se dá algum resultado.

      Abraços

    • Consegui, funcionou sem problemas mas, usei 5GB e quase todo o resto voltou

      Valeu pela dica!

      Um Abraço

    • Andeson, aqui tb não funcionou, segui a risca essas dicas e nada… a unica coisa que funcionou foi desativar as cópias de sombra… mas, valeu pelas dicas… abraços
    • Meu HD estava com 275 GB livres e de repente ficou com 258 GB… Coloquei o limite de 300 MB e fiquei com 279 GB livres!
      Essa tais cópias sombras são importantes para o quê? Porque dependendo disso talvez seja melhor aumentar para uns 5 a 10 GB como você fez…
    • Na verdade, essas cópias de sombra não importam muito, né? Já que você colocou o tutorial de desativar essa opção…
    • Cara, valeu a dica, muito boa! Já estava preocupado com o “sumisso” de GB do HD.
      Obrigado.
    • Muito boa essa dica. Como é que você descobre coisas assim?
      Meu vista é Home Premium e estava com esse problema. Como o Marino falou anteriormente, antes de dar o comando vssadmin …. tive que desabilitar o USER ACCOUNT CONTROL (em painel de controle/contas de usuários)e reiniciar.
      No meu caso também tive que mudar um pouco a ordem do comando (permutar For e On) não sei porque.

      vssadmin Resize ShadowStorage /For=C: /On=C: /MaxSize=300MB

      300MB é o tamanho mínimo que a instrução do vssadmim recomenda.

    • José Henrique on Setembro 5, 2008 11:18 am
      300MB é o tamanho mínimo que a instrução do vssadmim recomenda.

      Coloquei a configuração supracitada.
      Mas cópias sombras importam ou não?

    • Felipe,
      Não sou dos mais entendios em computadores mas … Acho que para usuário doméstico os 300 Mb estão bons. Serve para desfazer aquele pequeno engano que sempre pode ocorrer (nunca precisei usar isso). Não sei se quando encher os 300 Mb ele continuará fazendo o backup sobrescrevendo os arquivos. Se sim, tudo bem. Se não, quando encher os 300 Mb é como se não tivesse mais a Cópia de Sombra.
    • fiz aqui e deu certo parabens e obrigado por compartilhar conhecimentos
    • Obrigado pela resposta, José!
    • Realizri o que foi dito e mesmo assim o meu windons vista continua ocupando espaço. Se apago algum arquivo para liberar espaço o windows vem e consome este espaço … tá brabo uai!
    • Cuide-se, Maria.
    • hey gostei do poste estava mesmo presizando dessa solucao…. Thanks
    • Olá! Usei o tutorial e no meu caso o espaço máximo estava para 1,299 GB, creio que não é esse o meu problema, tem idéia do que mais pode estar consumindo espaço em disco?
      Estou com uma partição de 30GB para o vista e 80GB para meus arquivos o restante do HD de 120GB usei para partições Linux. Atualmente estou com apenas 2,5GB livre, não instalei nada ultimamente, todo os arquivos que baixo vão para a partição de 80GB.
    • usei o tutorial no note da minha filha e resolveu o problema.muito obrigado.o disco tinha 30 Gb ocupados a mais.antes do tutorial
      estava com 52 GB ocupados,sem eu perceber porque e depois passou para 22 Gb.problema resolvido.muito grato.
    • a pouco tempo to com vista,de cara ja deparei com esse problema,ótimo tutorial.
      Boti o espaço 10GB,ficou normal,so que como minha memória ja ta quase cheia,quis diminuir mais,e botei 5GB,so que ai comeu mais memória,queria diminuir,como faço isso?se possivel,queria que nao tivesse nenhum espaço para copias de sombra,ja ate tentei botar 0,mais nada.agradeço pela ajuda.
    • Olá eu fiz isso tudo direito, e até inicei o cmd como administrador, e deu tudo certo mas dps nao reduziu espaço no disco, só reduziu dps d ter instalado o ccleaner k me removeu programas k nao precisava,mas mxmo assim foi pouco, é k tenho 76gb, isto aumentou 40gb do nada, por favor ajudem-me
    • qdo eu digito vssadmin Resize ShadowStorage /On=C: /For=C: /MaxSize=10GB

      aparece a msg:Erro : você não tem as permissões apropriadas para executar este comando, execute o utilitário em uma janela de comando que tenha privilégios administrativos elevados ?????

      o q tenho q fazer ?

    • Olá Douglas, veja que no item 1 explicar como abrir o prompt como Administrador.

      Abraços

    • Oi não consigo quando digitop isso da falha catastrofica o que eu faço?
      e quando vou destivar a restauração do sistema ele diz que a sombra de opia de volume não está funcionando corretamente!
      se puderem me ajudar agradeço! Vlw
    • Amigo falaha catastroifa ocorre quando ele já esta desativado, volte la e coloque em manual
    • E aí Amigo?
      Estou com esse problema de espaço em disco, só que o comando não está dando certo
      ele também serve para o windows 7
      Abraços.
    • Olá amigo.
      Eu segui todos os passos para Redefinindo o espaço máximo de armazenamento de cópias de sombra mas da erro eu estou usando o windows 7
      como posso relolver esse problema
      um Abraço
    • Ola amigo .
      eu estou com o windows 7 e fiz o que tu mandaste
      e funcionou 5 estrelas.
      Obrigado pela dica e continua assim
    • Olá!
      Apesar de ter desactivado “copia de sombra de volume”, continuei a ficar sem espaço, o que pode ser? apenas tenho 80mb!! de espaço livre, ja nao sei o q fazer. preciso de ajuda. obrigada pela atençao
    • Mt obrigada pela dica. Ja estava ficando cansada de tentar liberar espaço em disco manualmete apagando tudo que eu via pela frente. Vc é uma anjo da guarda d+.
    • desativei as copias sombras e continuo perdendo espaço em disco.o que será?
    • Meu computador informava que eu tinha 10gb, mesmo assim eu desabilitei as copias de sombra e continuo perdendo espaço,alguem sabe o que é isso??

    Deixe uma resposta